29 JAN 2018
Tem início a nova feira atrás da Velha Matriz
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro, atrás da Velha Matriz a nova feira dos produtores rurais da cidade. Moradores locais ou que passavam pelo centro aproveitaram para comprar frutas, legumes e verduras fresquinhas, produzidas no município,com produção ecologicamente correta por produtores que são cadastrados na EMATER e cumprem todas as exigências para oferecer produtos saudáveis à população.

Implantada pela Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento e Fazenda, em parceria com a EMATER, a nova feira que será realizada toda segunda-feira, de 7h ao meio-dia. As outras feiras continuam acontecendo normalmente (domingo no Alto das Mercês, quarta-feira e sábado na Praça Rui Barbosa).

O produtor Célio Silva estreou sua banca na feirinha desta segunda-feira. Ele já vendia suas produções, porém pela primeira vez está com a banca numa feira e disse que são boas as expectativas: “Hoje é o primeiro dia da feira, mesmo assim foram boas as vendas, foi boa a aceitação do público. Todo mundo levando para casa verduras fresquinhas com mais saúde para toda a família, com certeza. Nós, produtores estamos satisfeitos por ter um local para vender nossas produções”.

A fiscal da Vigilância Sanitária, Charisse Carvalho, foi ao local para garantir o bom funcionamento da feira, verificando a documentação de todos os produtores, constatando também a qualidade dos produtos. No dia 02/02 haverá um treinamento para os produtores sobre higienização e outras normas. O encontro será promovido pela Vigilância Sanitária, no auditório da Policlinica.

O presidente da Associação Comercial e empresarial de Campo Belo – ACE, Thiago Corrêa também falou sobre a nova feira dos produtores rurais.  “Inicialmente a questão é polêmica, por envolver trabalhadores ambulantes, mas nós vemos pela ótica do desenvolvimento e da organização. A Associação Comercial entende que a medida adotada pela Prefeitura vai trazer benefícios, pela organização que vai gerar. Não é uma atitude que vá prejudicar vendedores de hortifrutigranjeiros, ou quem vende seus produtos na rua, ela vem organizar a cidade e, apesar de ser drástica a mudança, com o tempo e com o apoio que vem tendo da EMATER, e com o apoio que a Associação Comercial, pode dar em gestão de negócios e chamando estas pessoas para dentro da Associação Comercial e explicar, porque muitas vezes elas não têm conhecimento do negócio em que atuam, então a Associação comercial é parceira nisso aí. Imagina um comerciante que paga aluguel, paga funcionários, paga seus tributos, que não são poucos e nós vimos acontecer isso no Natal, chegando de fora da cidade um caminhão de uva, parando na porta de uma loja, que foi prejudicada, tornando-se uma concorrência desleal. A intenção não é tirar o ganha-pão de ninguém, e sim organizar, até mesmo por questões de higiene, de parte organizacional para que eles consigam vender suas produções. É produção própria, isso tem que ficar claro, porque às vezes vemos em outras cidades muitas pessoas que colocam produtos na rua, mas não são produtores, são atravessadores. Não há um controle de qualidade e nem da origem do produto, sendo ainda mais desleal com quem produz e vende no seu verdurão, por exemplo. A intenção é sempre melhorar, fortalecendo quem produz e é cadastrado na EMATER, que faz todo o acompanhamento, tem normas a serem cumpridas e a população vai estar consumindo produtos sem agrotóxico e mais saudáveis.”, concluiu o presidente da ACE.