28 FEV 2018
Prefeitura realiza projeto em parceria com Furnas para recuperação e manutenção de nascentes

Em andamento em Campo Belo o Projeto “Nascentes de Furnas”, uma parceria entre a Prefeitura de Campo Belo/Seop e Furnas Centrais Elétricas que visa buscar parcerias nos diferentes segmentos da sociedade local para construção de soluções para o meio ambiente compartilhadas também com os produtores rurais. A parceria objetiva convergir num processo de melhoria da disponibilidade hídrica e da qualidade de vida nas bacias hidrográficas que abastecem a estação de tratamento de água do DEMAE.

Através dessa parceria da Prefeitura com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas – ALAGO, da qual o município de Campo Belo faz parte, foi conseguido junto a FURNAS, o isolamento e o reflorestamento com espécies nativas de 10 nascentes a custo zero.  As nascentes localizam-se em áreas particulares, onde os proprietários se dispuseram a atuar como parceiros deste projeto, mostrando um alto grau de conhecimento da necessidade de proteger os mananciais de suas propriedades. O produtor rural dessa região é o maior beneficiado pelo projeto, pois, caso não seja realizado este trabalho, fatalmente as nascentes sofrerão degradação, podendo chegar a extinção, como já aconteceu com várias nascentes ao longo dos anos, ficando o produtor sem água até mesmo para o gado ou uso próprio.

Esse plantio será mantido pela prefeitura, através da Secretária de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente em parceria com o DEMAE e produtores rurais. As dez nascentes que farão parte do projeto de recuperação foram apontadas pela Secretaria de Obras Urbanismo e Meio Ambiente e DEMAE e compõem a bacia hidrográfica do córrego dos Parreiras.