A convivência entre as árvores e a rede elétrica depende da poda feita periodicamente, a fim de diminuir as interrupções no fornecimento de energia e garantir a segurança operacional das redes elétricas. Para isso foi firmada uma parceria entre a CEMIG e a Prefeitura de Campo Belo, na qual a CEMIG realiza a poda das árvores que comprometem a rede elétrica e através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente – SEOP a Prefeitura realiza o transporte dos resíduos da poda. O trabalho teve início hoje, 19 de junho.
A Cemig adota a Poda Direcional, respeitando os mecanismos naturais de rejeição de galhos pelas árvores. Nesse procedimento, conduz-se as copas das árvores para fora dos fios da rede de distribuição. O trabalho é realizado por profissionais capacitados, e estão sendo prestados na cidade pela empresa Indaiaense Conservação e Manutenção, contratada pela CEMIG.
Apenas os galhos que estiverem crescendo em direção aos condutores são podados. Aqueles que não crescerem em direção à rede permanecem na árvore e continuam seu crescimento.
A poda de árvore é uma atividade necessária e importante porque evita: Curto-circuito em redes aéreas; Interrupção no fornecimento de energia; Queima de eletrodomésticos; Comprometimento da iluminação pública; Interferência e conflito em redes de gás, água e telefone.
O trabalho pode ser realizado somente por pessoal treinado e habilitado, pois desta forma evita riscos de acidentes graves e não compromete a saúde das árvores.
Diversas ruas serão atendidas nos bairros: Augusto Ribeiro, Clube, Centenário, Vila Amaury, Senhor Bom Jesus, Vila São Jorge, Cruzeiro, Centro e Cidade Montesa.