08 AGO 2019
Santa Casa conclui ampliação de seu espaço físico com a construção de mais 20 leitos e busca a habilitação junto ao SUS para desafogar o atendimento à população.

O prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho e o vice-prefeito Adalberto Lopes participaram no sábado, 03 de agosto, do evento realizado pela Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, que marca a conclusão da obra de ampliação do número de leitos. Graças à boa gestão, ao apoio e união de todos, a saúde pública será mais uma vez beneficiada, com a disponibilização de mais 20 leitos para atender em breve à população pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Com a obra pronta, o próximo passo será solicitar o credenciamento dos novos leitos. A solicitação será entregue em mãos ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta pelo deputado federal majoritário de Campo Belo, Mauro Lopes, juntamente com o prefeito Dr. Alisson, vice-prefeito Adalberto e Provedor da Santa Casa Júnior Furtado.
Para a Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, instituição de saúde mais antiga da cidade, que há mais um século tem como missão socorrer e salvar vidas, a união e o comprometimento dos gestores públicos têm sido fundamentais. Um bom exemplo é o fato da Prefeitura de Campo Belo nesta administração ter agido de forma inédita, sendo o primeiro município a firmar convênio com o hospital para um repasse mensal, mobilizando também as demais prefeituras da microrregião, cuja população é atendida pela Santa Casa.
O prefeito Dr. Alisson falou sobre a importância da obra:
“A minha felicidade hoje é dupla, primeiramente por ser médico, participando do corpo clínico da Santa Casa há quase 20 anos. Passei por todos os momentos de crescimento da Santa Casa nesses últimos 20 anos e também participei de todas as dificuldades que a Santa Casa sempre passa, principalmente na parte financeira, porque hoje o dinheiro que a Santa Casa recebe não consegue manter as despesas, como disse o provedor Júnior Furtado o mês já começa com R$1.450.000,00 (um milhão, quatrocentos e cinquenta mil reais) de contas a pagar, então às vezes o recurso financeiro que o SUS repassa não supre esta dificuldade. Em segundo lugar, a felicidade de ser prefeito e ter participado conjuntamente com toda a diretoria da Santa Casa, com o apoio da Câmara Municipal também, que nos apoiou a liberar o recurso de R$76.000,00 (setenta e seis mil reais) por mês que nós repassamos para que a Santa Casa não paralisasse os serviços básicos, principalmente CTI, plantão, e juntamente com os prefeitos da região, Candeias, Cristais, Cana Verde, Aguanil, Camacho e Santana do Jacaré, eu conversei na época com todos os prefeitos e eles fizeram o mesmo que eu fiz aqui para repassar um valor mensal de acordo com o número de habitantes, porque hoje a Santa Casa é regional. Nos dias 12 e 13 estaremos indo a Brasília para que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta o mais rápido possível autorize o credenciamento.”, destacou o prefeito.
Enquanto muitos hospitais estão reduzindo o atendimento à população, a Santa Casa faz o contrário, investindo na ampliação, abrindo mais portas a quem depende da saúde pública. O fato é que a Santa Casa por sua atuação ao longo de todos esses anos não é apenas de Campo Belo, e sim uma instituição da região, assumindo a responsabilidade de ser o principal hospital público também para outras cidades do entorno, necessitando do comprometimento efetivo de todos.
“Esse trabalho iniciou há três anos. E ele é muito importante, porque irá desafogar o atendimento, beneficiando internações e agilizando a fila de cirurgias. Hoje muitos pacientes têm que ficar na UPA por falta de vagas na Santa Casa. A obra está pronta. Falta a habilitação, então é importante frisar que não estamos inaugurando e sim entregando a obra. Os novos leitos estão prontos para funcionar, mas agora dependemos do Ministério da Saúde”, declarou o diretor- administrativo da Santa Casa Anataniel dos Reis Oliveira.
Com mais leitos disponíveis o programa Fila Zero, criado pela atual administração municipal para agilizar a fila de espera encontrada pelo prefeito Dr. Alisson ao assumir a administração tamvém poderá alcançar ainda mais agilidade.
“Os recursos que a Santa Casa têm e que são vindos do Governo Federal não são suficientes para cobrir as despesas, então nós contamos com o poder político para conseguir estes recursos e manter em dia os compromissos financeiros com os médicos, os funcionários, os fornecedores. A obra é de fundamental importância porque são 20 leitos que vão destravar o sistema UPA, Santa Casa e as outras seis cidades do entorno. Também será possível aumentar um pouco a velocidade do Fila Zero. Hoje, nós estamos dosando as cirurgias eletivas porque não temos leito. Nós não podemos deixar uma emergência sem leito. As cirurgias eletivas podem esperar, como vem acontecendo desde 2012. O credenciamento destes leitos significa que nós iremos pedir autorização para o Ministério da Saúde para fazer um gasto no valor de R$350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) que eles vão pagar. Temos prestação de contas, mas é ele quem custeia, então nós precisamos da autorização para o funcionamento”, finalizou o provedor da Santa Casa. Júnior Furtado.
Após o credenciamento os novos leitos atenderão o Sistema Único de Saúde - SUS, beneficiando a população de Campo Belo e outras seis cidades da região.

08/08/2019