08/10/2019 às 17:14:00
Saúde desenvolve ações diversificadas contra o suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde através da Rede de Atenção à Saúde - RAS realizou diversas ações no mês de setembro, focadas nas diretrizes do Ministério da Saúde "Setembro Amarelo".
A campanha Setembro Amarelo foi criada com o objetivo de informar sobre o suicídio, uma prática motivada pela depressão e alertar a população. Mesmo com tantos casos e crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas.
Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Dessa forma o município realizou as ações durante todo o mês, nas salas de espera em todas as UBS pelos profissionais do NASF e Atenção Primária. Houve ainda a capacitação dos profissionais da equipe de saúde.realizada pelos profissionais do CAPS, Assistência Social e NASF.
Também foi realizada palestra no CEMES pelos profissionais do CAPS e Assistência Social, Caminhada de Alerta na Academia da Saúde com a participação da população e profissionais do CAPS, NASF, UBSs, Apascentar, CRAS e uma Roda de Conversa com todos os professores da rede estadual, ministrada pelos profissionais da Assistência Social, CAPS e NASF, além de divulgação e bate papo na rádio local com o secretário municipal de Saúde, Dr. José Assunção, CAPS e Secretaria Municipal de Assistência Social.
Suicídio é um problema de saúde pública e o município através da Rede de Atenção à Saúde está comprometido com a população, levando conhecimento, tratamento e educação em saúde. A esperança de um é de responsabilidade de todos. Rede unida pela valorização da Vida.