20 JUL 2017
Campanha de Vacinação Antirrábica inicia na segunda-feira e vai até o dia 08/08

A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária iniciará campanha de vacinação animal antirrábica na próxima semana.

A vacinação será realizada nos dias 24, 25, 26, 27, 28 e 29, na área urbana e de 31/07 e 08/08 na área rural.

O cidadão poderá acompanhar a relação dos locais onde acontecerão a vacinação através do site oficial e da fanpage @prefeituradecampobelo. Apesar de nos dias atuais, a raiva esteja controlada, ainda representa uma grande preocupação por parte saúde pública. Trata-se de uma zoonose que  pode afetar os seres humanos, é incurável nos animais, fatal  na grande maioria dos casos, sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção. É uma doença onde o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de "sangue quente" domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos e outros, incluindo o homem. É transmitida ao ser humano através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente. A maioria dos estados e municípios promovem campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de animais vacinem seus animais de estimação.  Todos os  cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade, com exceção de gestantes. Vacinar seu animal de estimação é parte do compromisso do dono por uma posse responsável .

ASSESSORIA DE IMPRENSA