24 AGO 2017
Circuito Mineiro de Cafeicultura é realizado em Campo Belo

Foi realizado na tarde desta quinta-feira, 24, na AABB, o Circuito Mineiro de Cafeicultura, numa realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), através da EMATER-MG, Universidade Federal de Lavras, FAEPE e apoio Prefeitura de Campo Belo.

O prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho participou da solenidade de abertura do evento, juntamente com o secretário municipal de Obras, Sílvio Henrique Costa e o assessor de assuntos estratégicos Adriano Cambraia, e a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Denise Cássia Garcia.

O evento contou com os seguintes palestrantes: Marco Antônio Canestri – coordenador técnico da EMATER  -MG, com o tema “Algumas alternativas tecnológicas que podem aumentar o lucro do produtor de leite”; Rodrigo Geraldo Borges (da Solo Fértil), abordando: “A importância da Calagem na Fertilidade do Solo”; Sérgio Brás Regina – coordenador técnico da EMATER-MG, com o tema:  “APAS – um caso de sucesso em Associativismo e Certificação”.

“O Circuito é bem direcionado. Os temas abordados em cada etapa são relativos àquela microrregião produtora. O único tema que é discutido em todos os municípios é a questão ambiental, principalmente com esta redução da oferta de água”, explica o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

Outro assunto muito abordado este ano é a gestão da propriedade. “Muitos produtores não anotam os gastos com a atividade. Isso dificulta a análise do técnico da Emater-MG na hora de calcular os custos de produção naquela propriedade. E o produtor que não sabe quanto custa produzir, terá dificuldades para saber o momento correto de vender o café. Este registro é importantíssimo para a tomada de decisão”, comenta o coordenador.

O prefeito Dr. Alisson falou da importância do apoio aos produtores. “É importante que sejamos parceiros e possamos unir forças para ampliar o apoio aos nossos cafeicultores, que são os pilares da nossa economia, para que sejam capacitados e profissionalizem cada vez mais suas produções, pois eles contribuem com o desenvolvimento do município e hoje contamos aqui com grandes parceiros, trazendo novas propostas e alternativas de crescimento, que certamente serão muito bem aproveitadas”.