24 OUT 2017
Secretaria Municipal de Saúde esclarece à população sobre o controle de mosquitos na cidade

Devido ao início do verão e a temporada de chuvas há um aumento considerável no aparecimento do vetor transmissor da dengue, zika , chikungunia (Aedes Aegypti) e também mosquito comum (pernilongo). Trata-se de um evento sazonal e que depende exclusivamente de condições climáticas. Vivemos em um país tropical onde as condições climáticas favorecem a proliferação dos mosquitos. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde há recomendações e restrições para o uso de inseticidas em ambos os casos. A utilização do fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes Aegypti, equivalente a 5%, e transmissão da dengue com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
 O inseticida só é repassado ao município pelo Ministério da Saúde a partir  de  um certo número de notificações de suspeita de Dengue ,Zika ou Chikungunya. O Município não possui o inseticida para fumacê e o recebe somente mediante controle do Ministério da Saúde. O setor de endemias esclarece ainda que o uso excessivo do fumacê pode resultar um efeito inverso e, em vez de eliminar o mosquito, pode contribuir para que ele fique resistente à ação do veneno. Por isso ele não é utilizado ao longo do ano, apesar de solicitações. Por  esse motivo  não contamos com o inseticida no município.
Lembramos que para o combate ao Aedes Aegypti e também a outros mosquitos, a maneira mais eficaz é a prevenção.

Dicas para evitar a Dengue:

– Eliminação de recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;
– Manter vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;
– Manter canaletas e calhas desobstruídas;
– Não deixar restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;
– Manter ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas;
– Lavar e escovar bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;
– Nos pratos aparadores de vasos de plantas, colocar areia grossa, de forma a não acumular água;
– Evitar armazenar materiais que possam acumular água.
 A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
NÃO EXISTE VACINA PARA A DENGUE, sendo assim a regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, evitando assim a proliferação do mosquito. Como o mosquito se reproduz rapidamente, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.essas orientações também se aplicam aos mosquitos e pernilongos comuns que tanto incomodam e prejudicam a população .
para maiores esclarecimentos ou duvidas estaremos a disposição da população pelo Tel: (35) 3831-1249.

Equipe de Combate a Endemias de Campo Belo –MG