23/02/2018 às 07:49:00
APA busca apoio na Companhia Nacional de Abastecimento

No dia 22 de fevereiro, os gestores da Associação de Política Agrícola e Sustentável de Campo Belo (APA), Júlio César e Antônio Pimenta, juntamente com o vice-prefeito Adalberto Lopes, encontraram com o Superintendente Regional de Minas Gerais da Companhia Nacional de Abastecimento, Sr. Osvaldo Teixeira de Souza Filho, na cidade de Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo buscar recursos para implementar o programa de aquisição de alimentos (PAA) nesta cidade.

O projeto visa desenvolver a agricultura familiar, uma vez que, a APA irá realizar um convênio de compra com os cadastrados e, assim, poder adquirir alimentos entre verduras, legumes e frutas para doar a entidades e/ou fundações cadastradas, bem como famílias carentes. Creches, Vila Vicentina, SOS e APAE podem ser beneficiadas.

Com a atual Administração Municipal, alguns programas estão passando por reestruturação, outros sendo criados. Dessa forma, tal gestão administrativa, visa estimular a economia, além de promover um controle de qualidade do produto a fim de incentivar a agricultura familiar. “Nós estamos buscando este projeto para atender melhor os moradores, como também as escolas e instituições que necessitam destes alimentos. Além de estimular a economia na agricultura familiar, com este programa conseguimos economizar em alguns setores. Sendo que, ainda é possível doar cestas de alimentos a famílias carentes”, relata o Vice-Prefeito Adalberto Lopes.

De acordo com Júlio César, a reunião foi satisfatória e a partir da próxima semana o projeto será elaborado e programado pela equipe técnica do CONAB com o intuito de atender as necessidades do programa federal. Em suma, se estiver dentro das normas o contrato pode ser assinado num prazo de 60 dias. Cerca de R$600 mil/ ano em recursos pode ser liberado para a APA.

Na oportunidade, os administradores da APA, bem como o vice-prefeito, visitaram o Gabinete do Deputado Federal Mauro Lopes, no qual foi o responsável por agendar o encontro e solidificar o interesse de desenvolver a agricultura familiar no município de Campo Belo/ MG.