12 JAN 2022
TRABALHO INCANSÁVEL DE COMBATE À DENGUE REALIZADO PELA PREFEITURA FEZ A CIDADE FECHAR O ANO COM UM DOS MENORES ÍNDICES JÁ REGISTRADOS. ACES’s REALIZARAM MAIS DE 147 MIL VISITAS E AUXILIARAM NO COMBATE
Se reinventando a cada dia no enfrentamento à pandemia como cidade-polo, sendo porta de entrada para a saúde da microrregião, a Prefeitura de Campo Belo não deixou em segundo plano as demais ações de prevenção à saúde. Um exemplo disso é o combate à dengue. Com as ações de Combate a Endemias, a Prefeitura encerrou o ano com um dos menores índices de dengue já registrados. Durante todo o ano de 2021, o município teve apenas 4 casos confirmados da doença. Não houve óbitos e nem casos de nenhuma outra arbovirose.
ENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES, ESTÃO:
147 mil e 372 visitas domiciliares de prevenção e controle de vetores, divididas em 6 ciclos (um a cada 60 dias) de tratamento focal. Lembrando que o município possui 32 mil imóveis;
3458 visitas em pontos estratégicos (aplicação de inseticidas em ferros velhos, reciclagens, borracharias e empresas de maior porte ou que oferecem riscos à população), divididos em 24 ciclos de 15 dias cada;
Realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices Para o Aedes aegypti), em três datas, como preconiza o Ministério da Saúde (janeiro/médio risco, março/baixo risco e outubro/baixo risco);
Foram realizados 116 arrastões de limpeza entre bairros e imóveis, onde foram encontrados focos de Aedes aegypti, sendo que em alguns bairros e imóveis os focos foram encontrados mais de uma vez;
Instalação de telas em caixas d'água para a população de baixa renda;
42 bloqueios de transmissão em casos notificados de suspeita de dengue, com aplicação do UBV (fumacê) em áreas onde foram notificados casos suspeitos.
Além do combate ao mosquito, foram realizados 515 atendimentos com notificações de aparecimento de escorpiões e caramujos africanos.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) também auxiliaram nas ações de combate à Covid-19, como a desinfecção de locais públicos e o apoio às barreiras sanitárias.