17 JAN 2022
Através do Centro de Especialidades Odontológicas
Através do Centro de Especialidades Odontológicas, a Prefeitura de Campo Belo prestou em média 400 atendimentos de urgência por mês, totalizando milhares de atendimentos especializados em 2021.
Mesmo no ano mais letal da pandemia (2021), o atendimento realizado pelo Município, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), foi mantido, totalizando milhares de atendimentos especializados.
Para atender à demanda de tratamento endodôntico (canal) do CEO, o Município oferece à população, atendimento em quatro consultórios particulares conveniados com a Secretaria Municipal de Saúde, que em 2021 realizaram cerca de 960 tratamentos de canal. Os profissionais que atendem no CEO realizaram a média de mais 400 tratamentos de canal diretamente na unidade.
Durante o ano, foram confeccionadas no CEO mais de 1200 próteses dentárias entre prótese total (dentadura) e parcial (roach), sendo também realizados 600 procedimentos de extração de sisos. O CEO manteve a média mensal de 400 atendimentos de urgência e de 200 atendimentos de Profilaxia (limpeza).
O Centro de Especialidades Odontológicas é o estabelecimento de saúde que presta atendimento aos usuários do SUS, que necessitam de serviços odontológicos especializados, por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado na Atenção Primária, através das UBSs.
No CEO são realizados, entre outros procedimentos, diagnóstico bucal com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia de siso, implantação de prótese, limpeza, tratamento de canal e atendimento a portadores de necessidades especiais.