17 JAN 2022
PREFEITURA DE CAMPO BELO SEGUE GOVERNO FEDERAL E REDUZ ISOLAMENTO DE PACIENTE COM COVID; INTERVALO VAI DE 5 A 10 DIAS, DEPENDENDO DOS SINTOMAS.
A Prefeitura de Campo aderiu ao cumprimento da nova recomendação do Ministério da Saúde que reduziu o período de isolamento para pessoas recém-recuperadas de Covid, que deixa de ser de 14 dias e passa a ser de 5, 7 ou 10 dias, a depender dos sintomas. A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde diante do aumento de casos da doença em todo o país.
A contagem deve ser feita a partir do início dos sintomas. No quinto dia, se não houver mais sintomas respiratórios nem febre e o teste para Covid der negativo, a pessoa está liberada. Caso o exame dê positivo, o paciente deve ficar isolado por mais dois dias e, então, se estiver assintomático, está liberado da quarentena e não precisa fazer o teste. Porém, se ainda houver sintomas, é preciso ficar mais três dias isolado, totalizando os dez dias indicados pelo ministério.
O tempo de isolamento em Campo Belo será para casos leves e moderados de síndrome gripal por Covid-19, e deverá ser confirmado por critério laboratorial.
Entenda, a seguir, as novas recomendações do isolamento.
CINCO DIAS: se ao 5º dia o paciente NÃO TIVER sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.
SETE DIAS: se ao 7º dia o paciente ESTIVER ASSINTOMÁTICO, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste. SE O PACIENTE CONTINUAR COM SINTOMAS respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.
APÓS 10 DIAS, se estiver SEM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS, não é necessário fazer o teste e o paciente PODE SAIR do isolamento.
A Prefeitura reforça que todos os pacientes devem manter as recomendações até o 10º dia, como evitar aglomerações, evitar contato com pessoas com comorbidades, continuar usando máscara e outras medidas não farmacológicas.