16 MAR 2018
Programa Jovem Aprendiz é apresentado à comunidade empresarial de Campo Belo

No último dia 15, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a OSC Provin apresentou o programa Jovem Aprendiz a empresários e instituições contábeis, a fim de fomentar uma cultura proativa quanto ao primeiro emprego. O PROVIN será responsável pela coordenação do programa, bem como da gestão dos cursos de auxiliar administrativo e auxiliar bancário.

O programa Jovem Aprendiz é uma grande porta de entrada de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho. Além da oportunidade de primeiro emprego este programa ainda oferece aos aprendizes cursos profissionalizantes com o objetivo de transmitir conhecimentos relacionados ao trabalho e cidadania que serão usados ao longo de toda a sua vida profissional. Por outro lado, para que este projeto aconteça, as empresas também precisam demonstrar interesse em inserir o programa em sua política institucional.

Estudantes de 14 a 24 anos podem participar do Jovem Aprendiz desde que estejam cursando ou que tenham concluído o ensino médio. O contrato com as empresas será programado para 16 meses e o salário será de acordo com o número de horas trabalhadas – sabe-se que enquanto os alunos estiverem em período de aula/ curso, estará também recebendo pelo tempo de conhecimento adquirido.

Por conseguinte, não serão realizadas inscrições e, dessa forma, será por indicações das escolas, a partir da demanda de empresas, contemplando aqueles que se destacam no meio educacional. Outra forma de disputar uma vaga é através da Secretaria de Assistência Social, que terá um olhar para os jovens de menos oportunidades e/ ou que já tenham concluído o ensino médio.

A empresa, ao escolher o candidato por meio de entrevista, fará a sua contratação e este iniciará as atividades nos cursos ofertados pelo PROVIN, em salas de aulas com infraestrutura preparada para recebe-los. A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de desenvolvimento Econômico dará apoio ao projeto juntamente com  outros parceiros como o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Associação Comercial vão intermediar a mão de obra e contato com a empresa, como também propagará às instituições a importância deste programa.

Assim, portanto, os responsáveis pelo programa Jovem Aprendiz organizarão o processo de comunicação e mídia para que de fato, a população tenha total conhecimento e acesso a mais esta grande proposta.

Local: Secretaria Municipal de Educação