27 JUN 2022
O município de Campo Belo recebe com surpresa e repudia a postagem do deputado estadual Oswaldo Lopes que posta um vídeo insinuando que o Canil Municipal de Campo Belo estaria envenenando animais.
As imagens que circulam são reais, porém, não são atuais, foram feitas há mais de 3 meses quando uma protetora esteve no canil e viu veneno de rato em uma baía isolada onde não havia cães. O veneno foi colocado para combater a praga de ratos no local.
Na oportunidade a protetora acionou a Polícia do Meio Ambiente que constatou que nenhum animal do canil havia sido envenenado.
A Ong 4 Patas fotografou os animais que estavam no freezer do canil aguardando destinação correta além de evitar outras doenças e contaminações em geral. Os animais ficaram no freezer por vários meses para justamente proteger os demais e a disposição da ong que não comprovou qualquer irregularidade, sendo que não houve andamento no inquérito policial. Na última semana o deputado Oswaldo Lopes reconheceu em ofício que o município presta relevantes serviços à causa, contudo, no mesmo ofício, pede que sejam repassados recursos a ong sem que haja a devida legalidade. Por esse motivo acreditamos que o post foi uma retaliação ao fato da prefeitura não compactuar com o pedido do deputado. Assim sendo, convidamos a todos para irem ao canil municipal e conhecer o trabalho sério dessa gestão nesta causa.
Ao longo desta gestão é notável o avanço em políticas públicas efetivas voltadas a causa animal em Campo Belo porque o executivo municipal acredita que o direitos dos animais como uma questão moral antes de ser jurídica.
O município está em tratativas avançadas com o Ministério Público na construção de um TAC na qual teremos diretrizes importantes para a causa animal nos próximos anos.
Por fim, a Prefeitura de Campo Belo está à disposição para colaborar com qualquer investigação e vai tomar todas as providências contra essa denúncia leviana.