01 JUL 2022
QUEIJO MINAS ARTESANAL É APONTADO COMO O MELHOR DO MUNDO.
A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento busca certificar o queijo produzido no município com o Selo Arte e o Selo Artesanal, conforme Decreto publicado também na semana passada pelo Governo Federal.
Os produtores de Queijo Minas Artesanal da região produtora Canastra e todos os mineiros comemoram a classificação do produto pelo site americano Taste Atlas, como o principal destaque em ranking dos 50 melhores queijos mundiais. A iguaria mineira aparece em primeiro lugar, deixando para trás os conhecidos Grana, Padano, Gorgonzola Piccante e Pecorino Sardo, entre outros queijos famosos internacionalmente. O resultado foi divulgado na plataforma na última terça-feira (21/6).
O reconhecimento do prêmio do queijo da Canastra, impulsionou o Governo Federal a publicar no dia 22 último, o Decreto Federal N° 11.099, que regulamenta o art. 10-A da Lei 1.283, de 1950, que institui o "Selo Arte", e a Lei N° 13.860, de 2019, que trata da elaboração e comercialização de queijos artesanais. Além de criar o selo "Queijo Artesanal", o novo decreto visa esclarecer as competências de fiscalização, regulamentação e ampla comercialização nacional dos produtos e garantir a prestação de informações corretas aos consumidores, especialmente sobre a saúde e segurança dos produtos alimentícios de origem animal produzidos artesanalmente.
A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria de Desenvolvimento, está buscando estrutura para que Campo Belo possa ter a competência de certificar os queijos produzidos no município com o "Selo Arte" e o "Selo Artesanal".