16 SET 2022
CAMPO BELO RECEBE ENCONTRO LITERÁRIO DO CERRADO
Estudantes das redes municipal e estadual de ensino receberão vales-livro para comprar obras literárias durante o evento
Campo Belo receberá, entre 19 e 25 de setembro, o Encontro Literário do Cerrado (Elicer), uma feira de livros com participação de escritores infanto-juvenis, contadores de história, música, teatro, dança, literatura e gastronomia. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 30 mil pessoas na Praça Vereador Antônio Rodrigues de Melo (Praça da Estação), durante os sete dias do evento. O tema é "Quintais da Imaginação: uma viagem literária por Minas Gerais".
A organização é de Humberto Paes Leme, da Pool Comunicação, de Uberlândia, que conquistou a destinação de 16,5 mil vales-livro para estudantes e professores da rede estadual de ensino de Campo Belo e região. Na rede municipal, foi sancionada uma lei que garantiu a distribuição de vales-livro para os 4 mil alunos atendidos pelas escolas públicas da cidade.
Desde sua primeira edição, em 2015, o Elicer já recebeu mais de 200 mil pessoas. Em 2022, a primeira etapa foi em Ituiutaba, com 35 mil visitantes. Em Uberlândia, foram 54 mil. Depois de Campo Belo, o evento segue para Montes Claros, Uberaba e Juiz de Fora. O Encontro contribui também para movimentar a economia e gerar empregos na cidade, com contratação de serviços de transporte, alimentação e hospedagem e pessoal de apoio.
Programação traz literatura, contação de histórias, cinema, arte e gastronomia
O Elicer é voltado para escolas públicas e privadas e tem como propósito desenvolver o hábito da leitura em crianças, jovens e adolescentes. A programação tem foco em literatura infanto-juvenil, com a presença de quatro escritores, que estarão presencialmente em Campo Belo, todos reconhecidos com premiações relevantes no Brasil e exterior.
Está confirmada a presença da escritora Ângela Leite de Souza, José Carlos Aragão, Leo Cunha e Rogério Andrade Barbosa, nascido em Campo Belo. É a primeira vez que o escritor, reconhecido nacional e internacionalmente, volta à sua cidade natal, de onde mudou-se nos primeiros anos de vida. O Elicer contará também com a participação da escritora Fernanda de Oliveira, que hoje vive na Espanha. Ela vai conversar com estudantes da rede municipal de ensino, por videoconferência. A curadoria é do escritor Tiago Melo Andrade.
As atividades do Elicer acontecem diariamente das 8h às 21h. Serão cerca de 70 horas de atividades, em dois espaços diferentes: Palco Elicer (palestras, teatro e música e dança) e Cine Elicer (curtas metragens selecionados e contação de histórias). Cerca de 30 escolas e instituições de Campo Belo e região farão apresentações de dança, teatro, performances musicais e apresentação de poesias e livros.
Também estão programadas visitas dos escritores às escolas municipais e estaduais. Leo Cunha e Rogério Andrade Barbosa farão uma oficina exclusiva para professores, sobre contação de histórias e mediação de leitura.
Vales-livro
Foram disponibilizados 15 mil vales-livro para estudantes da rede estadual de Campo Belo, no valor de R$ 50,00 cada. Para professores e professoras, são 1,5 mil vales, no valor de R$ 100,00 cada. Isso permitirá que, ao visitar o Elicer, esse público possa escolher os títulos de sua preferência na Feira do Livro. No total, para os seis eventos previstos em 2022, foram destinados R$ 9,6 milhões em vales-livro para todas as etapas do Elicer.
A Prefeitura Municipal de Campo Belo vai distribuir 4 mil vales-livro para estudantes da rede municipal de ensino, graça a uma lei aprovada com essa finalidade.
Na feira, cada estudante vai escolher o livro literário que quer comprar, apresentar o vale e fazer o pagamento por meio de um QR Code. O objetivo é que a partir do contato com a literatura, crianças e jovens tenham autonomia para escolher e pagar por seus livros. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma digital, que será usada pelas empresas expositoras e pelas escolas, que permitirá as vendas digitais e o acompanhamento do movimento em tempo real.
O público em geral poderá adquirir vales-livro antecipadamente, pelo site www.elicer.com.br, onde também é possível acessar a programação completa. Nesse caso, será necessário imprimir um documento e apresentar diretamente na hora da compra. As empresas expositoras também farão vendas em dinheiro e cartão.
Apoios:
O Encontro Literário do Cerrado tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Belo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assessoria de Comunicação. Também são apoiadores o Instituto Alair Martins e a EPTV. O apoio institucional é da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Nacional das Livrarias (ANL) e Câmara Mineira do Livro (CML), União Literária de Minas Gerais.
Encontro Literário do Cerrado
Tema: Quintais da Imaginação: uma viagem literária por Minas Gerais
Dia: De 19 a 25 de setembro
Local: Praça Vereador Antônio Rodrigues de Melo (Praça da Estação)