28 NOV 2022
No dia 18 de novembro de 2022, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Norte realizou a Oficina de Bonecas Abayomi em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Do Iorubá, 'Encontro Precioso', é exatamente assim que podemos definir como foi esse momento, que além de precioso, foi também potente e significativo. Durante a atividade, contou-se sobre a origem da boneca que, permeada de histórias e lendas, na verdade foi criada por Lena Martins, uma artesã maranhense em 1988. A Boneca Abayomi que desde sua criação já ganhou o mundo e tem grande importância para a cultura popular brasileira, levou aos participantes da oficina, afeto e ancestralidade por meio da arte.
Com a construção de uma consciência social, o indivíduo passa a ter uma noção de como o bem-estar das pessoas pode ser favorecido ou prejudicado por uma atitude, além de perceber que as ações públicas afetam todos os níveis da sociedade.