14 MAI 2018
Administração Municipal dá início à reestruturação do transporte público coletivo

Com o objetivo de promover a discussão e melhoria no setor de transporte público no município, a Prefeitura de Campo Belo contratou, em junho de 2017, através de processo licitatório a empresa Locale Consultoria e Engenharia Ltda, empresa especializada em tráfego, visando a elaboração de projeto básico e executivo para a regularização do sistema de transporte coletivo. Este trabalho consistiu em realizar pesquisas e coletas de dados, a produção do diagnóstico e a reorganização da rede atual de transporte coletivo.

De acordo com dados levantados pela empresa a situação do transporte público coletivo do município apresentava 5 linhas em  operação de forma emergencial; com trechos com sobreposição de itinerário; excesso de pontos de embarque e desembarque (PED) atrasando a operação e aumentando o tempo de viagem; baixa demanda de passageiros e alto percentual de gratuidades, extrema dependência de subsídio municipal.

Em dados podemos falar que o sistema funcionava com a operação das 5 linhas, sobreposição de linhas nos corredores principais, 282 pontos de parada,baixa freqüência nos bairros periféricos.

Após vários estudos e elaboração de projetos, chegou-se  à fase conclusiva do processo onde a referida empresa   apresentou as melhores alternativas para melhorar o transporte coletivo, visando o bem estar do usuário.

Foi apresentada uma  proposta de ajustes visando a otimização do sistema atual, reduzindo trechos sobrepostos, a criação de 2 linhas diametrais com ponto de controle(PC)e ponto de retorno (PR), a redução nos pontos de embarque e desembarque (PED),visando diminuir o tempo de viagem. Essas mudanças propostas vão gerar a redução na sobreposição de linhas nos corredores e a melhoria da freqüência em bairros periféricos.

Resumindo, podemos citar as principais mudanças:

1. A redução e uniformização do tempo de espera nos pontos de ônibus;
  2. A demarcação física de pontos de ônibus, sendo que, a partir de agora somente será permitido o embarque nos pontos demarcados;
  3. A modificação no trajeto das linhas visando a otimização do transporte coletivo no município, atendendo todas as regiões da cidade de maneira mais objetiva e eficaz.

Para esclarecer as dúvidas da população, uma Audiência Pública foi realizada no dia 16 de maio, no cineteatro do CEU,

Confira os mapas dos trajetos no site oficial do município www.campobelo.mg.gov.br,  no banner rotativo, ou acesse diretamente o link : https://www.campobelo.mg.gov.br/arquivos/08_itinerarios.pdf .  Estas mudanças nos itinerários que acontecerão a partir do dia 26/05/2018.