23 JAN 2023
Primeiro LIRAa de 2023 aponta alto risco de infestação de dengue em Campo Belo. 92% dos focos foram encontrados dentro das residências.
O alerta é de alto risco de surto. A população deve manter os quintais limpos e não descartar lixo em terrenos baldios, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e outras doenças
o LIRAa e um levantamento de índice de infestação do Aedes aegypti, realizado em todo o município para determinar os tipos de ações a serem adotadas e os bairros com maior risco de casos de dengue, sendo classificado em baixo, médio e alto risco, conforme o número de focos positivos do Aedes.
O primeiro Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 realizado em Campo Belo apontou alto risco de infestação de dengue. O resultado de 5,5% não é considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde e coloca a cidade em alerta, destaca o coordenador de Combate a Endemias, Everton Carlos Ribeiro.
"O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%", destacou o coordenador de Combate a Endemias.
Em dois dias foram vistoriados 1297 imóveis definidos pelo programa do LIRAa, que realiza sorteio aleatoriamente. As amostras foram encaminhadas para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) Divinópolis para realizar a leitura das larvas encontradas.
Foram encontrados focos positivos em todo o município, sendo que 92% dos focos foram encontrados dentro das residências, nos quintais e interior das casas. Os principais tipos de focos foram encontrados em lixo, entulhos e materiais fora de uso, armazenados de forma incorreta pelos moradores.
As ações de prevenção e combate à dengue são realizadas efetivamente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, que realizam arrastões de limpeza nos bairros, a vistoria e eliminação de focos nas residencias, totalizando 32 mil imóveis no município, e a retirada de lixo descartado irresponsavelmente pela população em terrenos baldios. Os agentes também fazem a vistoria periódica em pontos estratégicos.
São considerados pontos estratégicos: ferros-velhos, oficinas, borracharias, reciclagens e outros. Nestes locais, o controle é feito a cada 15 dias.
A visita dos agentes às residências são feitas a cada 60 dias. A responsabilidade em conservar o imóvel livre de focos é do morador.
A luta contra dengue exige a participação e a conscientização de toda a sociedade e a atenção deve ser redobrada em períodos chuvosos.