17 MAR 2023
Primeiros 60 dias do ano comprovam bom trabalho da equipe de combate à dengue
Primeiros 60 dias do ano comprovam bom trabalho da equipe de combate à dengue mas a população deve redobrar os cuidados no final de março e início de abril - reforça a Secretaria Municipal de Saúde.
O ano de 2023 começou com um sinal de alerta para a população campo-belense, com a indicação de um possível surto de dengue. Apesar do trabalho efetivo realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, os Agentes de Combate a Endemias constaram que 80% dos focos estão dentro das residências, faltando ainda muita conscientização da população.
O primeiro ciclo do ano, que corresponde aos 60 dias iniciais, traçam a situação da dengue no município. Desde 1° de janeiro, foram registradas 23 notificações de casos suspeitos da doença , com 01 caso confirmado, 6 negativos e o restante aguardando resultado oficial do Estado, pelo laboratório da Fundação Ezequiel Dias - FUNED.
O secretário municipal de Saúde, Dr. José Assunção reconhece o bom desempenho dos Agentes de Combate a Endemias, que muitas vezes são obrigados a realizar o trabalho de limpeza nos quintais das residências, o que é de responsabilidade do morador.
Sob a coordenação de Everton Carlos Ribeiro, o Combate a Endemias realizou 140 inspeções em pontos estratégicos (empresas de grande porte, cemitérios, ferro-velhos, reciclagens, oficinas, borracharias etc.), com vistorias a cada 15 dias, com a realização de pesquisa entomológica e aplicação de inseticida para o controle do mosquito Aedes aegypti nestes locais com grande volume e circulação de materiais, totalizando 500 visitas a estes tipos de imóveis, que são denominados pontos estratégicos.
Foram realizadas 34.231 visitas domiciliares pelos agentes, sendo 32.937 imóveis na área urbana e 1.294 propriedades em distritos rurais.
Foram realizados 24 bloqueados de transmissão em bairros e regiões que registraram notificações de suspeita da doença. Independente do resultado, assim que recebe a notificação de caso suspeito de dengue, a equipe de combate a endemias já realiza o bloqueio para impedir que os casos avancem para os bairros vizinhos.
Em 17 de janeiro, foi realizado o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido Para o Aedes aegypti), classificando o município em alto risco de surto, atingido o índice de infestação predial em 5,5 e breteau 6,1%. Esses índices indicam que 5,5% dos imóveis têm focos do mosquito e que 6,1% desses depósitos são positivos, sendo identificado que 92,2% desses imóveis são residências com moradores e que esses depósitos em sua grande maioria são lixo e materiais armazenados de forma incorreta.
Para tentar reverter a situação, foram realizados pela prefeitura 22 mutirões de limpeza em residências, sendo retirada grande quantidade de lixo e materiais que ofereciam risco à saúde da população.
O coordenador de Combate a Endemias, Everton Carlos Ribeiro, reforça que a população deve estar consciente da importância de manter limpos os quintais e não descartar lixo em terrenos baldios: " é no final de março e início de abril, que enfrentamos a fase mais difícil do combate à dengue em nosso município. A população deve estar atenta e abraçar esta causa, mantendo sua casa livre da proliferação do mosquito e da doença", conclui.