17 SET 2018
Mesmo com a falta de repasses que já ultrapassam os R$15 milhões na saúde, UBSs- CB têm o quinto melhor desempenho do Estado

Das 937 Equipes de Saúde da Família que foram classificadas com o desempenho “Ótimo” em todo o território nacional, Campo Belo apresentou 11 equipes com este desempenho. No Estado de Minas o município de Campo Belo só ficou atrás das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ipatinga e Muriaé.

Além de promover a cultura de avaliação e monitoramento dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), outro benefício do PMAQ é o aumento no repasse de recursos de incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhorias no padrão de qualidade de atendimento. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Assunção, o Processo de Certificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ é um momento de reconhecimento do esforço das Equipes de Saúde da Família, Coordenação Atenção Primária e do Gestor Municipal para melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

“Ao longo desses meses, vimos o empenho e o trabalho realizado em equipe pelos profissionais das Unidades de Saúde com o objetivo de melhorar a assistência na atenção básica. Essa motivação e comprometimento impactam positivamente a prestação de serviços, tornando os atendimentos mais humanizados, com melhores resultados para todos envolvidos” , destacou o secretário.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Campo Belo participantes do PMAQ foram certificadas conforme o seu desempenho, considerando os tipos de equipe, classificação e cumprimento dos padrões de qualidade (gerais, essenciais e estratégicos).

Avaliação Externa de desempenho foi realizada pelo Departamento da Atenção Básica (DAB), em parceria com UFMG, em outubro de 2017, no qual, um grupo de avaliadores, selecionados e capacitados pela Instituição de Ensino e Pesquisa, aplicaram instrumentos para verificação de padrões de acesso e qualidade alcançados pelas equipes e pela gestão. Foram realizadas observações de infraestrutura e condições de funcionamento das UBS, entrevista com profissionais das equipes participantes e verificação de documentos.

Diversas melhorias vêm sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Campo Belo, mesmo na atual realidade financeira do município, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade nos serviços de saúde oferecidos à população.