12 NOV 2018
Esclarecimento sobre adiamento do início dos cursos- CEFET. A parte do Município foi feita.
Nota de esclarecimento sobre adiamento do início dos cursos técnicos na Unidade do CET de Campo Belo
A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Educação, vem comunicar a toda a população campo-belense que os cursos técnicos do CEFET foram adiados para o ano de 2019.
Como é de conhecimento de toda a população e amplamente divulgado pelas mídias sociais, no ano de 2017, o Município iniciou as tratativas para instalação da unidade do CEFET, com a oferta de 02 cursos iniciais para o ano de 2018 e a pretensão de mais 01 curso para o ano de 2019. Na data de 20/02/2018, foi realizada audiência pública para comunicar a toda população o interesse na instalação do CET e a disponibilização de consulta pública através do site da Prefeitura para escolha dos cursos a serem implantados. Com a escolha dos cursos, foi marcada uma reunião na sede do CEFET em Belo Horizonte, onde definiu-se a equipe do CEFET responsável pela elaboração do projeto de implantação dos cursos técnicos. Após esta definição, encaminhamos a documentação solicitada para aprovação do projeto junto aos Conselhos Superiores e Especializado do CEFET. Esta aprovação é condição para instalação da unidade no município.
Todas as tratativas eram no sentido de que o início do CET em Campo Belo, seria para o mês de agosto deste ano. Porém o Município foi surpreendido com o recebimento do ofício 184/2018/ DG/CEFET-MG/ME, datado de 03/07/2018 e recebido em 04/07/2018, assinado por seu diretor-geral, Flávio Antônio dos Santos, informando o adiamento da data prevista para início dos cursos em Campo Belo. Explica o diretor, que houve um atraso na aprovação do projeto pelos Conselhos do CEFET, de modo não ser possível o início dos cursos para agosto do corrente ano, como amplamente divulgado anteriormente.
Com o recebimento deste ofício e considerando que a instalação dos cursos técnicos não dependem apenas dos esforços do Município, mas de todo um procedimento interno de aprovação a ser observado, comunicamos a toda população que o início dos cursos foi adiado para o ano de 2019, sem data prevista de começo.
Esclarecemos ainda que o atraso se deu também em virtude da grave crise financeira que o país atravessa, com cortes significativos na educação e ainda com as vedações do período eleitoral.
O Governo Municipal, conta com a compreensão de toda a população e reitera o compromisso assumido com a educação, manifestando que mesmo com o adiamento desta data, o trabalhando continua para realização deste anseio da população que é a oferta de cursos técnicos em nosso município.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação