Banner Links Úteis Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Banner Links Ùteis Receita Federal
Banner Repasse Estadual IPVA/ICMS/IPI

19/12/2018 às 18:19:00
CAMPO BELO É DESTAQUE NO RANKING NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA. EM MINAS O MUNICÍPIO APARECE ENTRE OS 20 MELHORES.

O município de Campo Belo ganhou destaque positivo na Escala Brasil Transparente (EBT), na Avaliação 360°, divulgada no último dia 12 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A Administração atual recebeu nota 8.13, o que deixa entre as 20 primeiras no Estado de Minas Gerais passando à frente de cidades como Divinópolis, Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Uberlândia. Em nível de Brasil Campo Belo aparece na posição de 155 dentre os milhares. Para tanto houve mobilização técnica da Ti e reformulação de procedimentos internos ligados à área.

A nota de Campo Belo está acima da média de muitas capitais, da média estadual, e da média dos municípios . O resultado mostra o empenho da gestão municipal em consolidar a cidade cada vez mais transparente, fornecendo informações e avaliações objetivas e fortalecendo a execução de políticas públicas.

O anúncio faz parte das atividades comemorativas pelo Dia Internacional contra a Corrupção. A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos Estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017). No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

A principal diferença é que além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa. Ou seja, além da regulamentação da LAI - existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e atendimento desses pedidos - a CGU mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.