29/01/2019 às 18:04:00
JANEIRO ROXO - NASF EM AÇÃO CONTRA A HANSENÍASE.

A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que atinge especialmente as células da pele e células nervosas. A bactéria penetra no organismo por meio das vias respiratórias ou secreções como a saliva, instalar nos nervos periféricos e na pele. A transmissão da doença ocorre a partir do contato com o paciente infectado que não está sob tratamento. As bactérias são eliminadas e transmitidas através do aparelho respiratório em meio as secreções nasais, gotículas de saliva, tosse e espirro. Diante do exposto a Secretaria Municipal de Saúde através do NASF, realizou diversas ações com o objetivo de implementar ações de prevenção, promovendo ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, melhorando o nível de informação da população.

* Bate papo na rádio local do município com orientações gerais e canal aberto a população para perguntas e dúvidas sobre hanseníase no dia 19/01//2019, com a presença do Secretário de Saúde Dr. José, o Médico da UBS São Sebastião Dr. Carlos, a Enfermeira Leticia e a Fisioterapeuta Ana Paula Miranda

* Realização de sala de espera com distribuição de materiais educativos pelos profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e enfermeiros da ESF em todas as Unidades Básicas de Saúde abordando o conceito hanseníase, prevenção e tratamento.

* Realização de palestra e teste de sensibilidade para os associados da ASCARBE - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis no dia 24/01/2019

* Realização do teste de sensibilidade em ocasião das consultas de controle / orientação de todos os pacientes do programa de hanseníase quanto a importância do auto-cuidado.

* Fixação de cartazes, mural sobre hanseníase junto à rede pública de saúde.

Publicado: 29 de JANEIRO de 2019
JANEIRO ROXO - NASF EM AÇÃO CONTRA A HANSENÍASE.