17 ABR 2019
Município realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde, com grande participação popular.

A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 11 de abril, de 13h ás 18h, no Campo Belo Country Club, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”.
A mesa diretora foi composta pelas seguintes autoridades: prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho, secretário municipal de Saúde Dr. José Assunção, presidente da Câmara Municipal vereador Wilson Pimenta de Oliveira, vereador Kaio Lúcio Bahia (presidente da Comissão de Saúde no Legislativo), Promotor de Justiça Dr. Alessandro Ramos Machado (representando o Ministério Público), procurador do Município Dr. Octávio de Almeida Neves Filho, superintendente Regional de Saúde de Divinópolis Alan Rodrigo da Silva, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Catarina Bertolino.
O Hino Nacional foi interpretado pela cantora Giovanna Alvarenga. Houve apresentação cultural com as Meninas Cantoras de Campo Belo, sob a regência do músico Saturno e professor Welbert.
O salão do Country Club foi totalmente ocupado pelo público. Após a palestra feita pelo superintendente de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, com o tema “Democracia e Saúde”, formaram-se os grupos de debate.
A participação da comunidade na saúde é um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal. Essa discussão em conjunto se dá através das Conferências Municipais de Saúde. Tais mobilizações são fundamentais para a gestão analisar as demandas e prioridades locais e formular propostas. Na Lei nº 8142 de 28 de dezembro de 1990 estão previstas Conferências de Saúde, a cada quatro anos, e Etapas Municipais da Conferência Nacional, que devem acontecer no terceiro ano do governo municipal.
Dentre os objetivos da conferência o de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, fortalecendo a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas até chegar à Conferência Nacional de Saúde.
O prefeito Dr. Alisson, que durante a semana esteve em Brasília, participando da XXII Marcha dos Prefeitos, declarou: “Fiz questão de chegar a tempo para participar da conferência, porque debater e buscar melhorias para a saúde é fundamental. Em relação à saúde ficamos muito animados com o que ouvimos do ministro em Brasília. Temos passado dias difíceis, mas temos muita esperança de dias melhores. Todos sabemos da situação difícil que o Estado encontrou, porém temos confiança de que a situação voltará ao normal, com a manutenção dos repasses em dia. Apesar de todos os desafios, lançamos no município o programa Fila Zero, onde pacientes que aguardavam na fila de espera desde 2012 estão sendo atendidos, com suas cirurgias realizadas. Vamos também dar continuidade à obra do PSF São Luiz, paralisada pelo Estado desde 2014. E iremos concluir esta obra com recursos próprios do município. Estamos lutando por melhorias efetivas, com muito trabalho e determinação”, concluiu o prefeito.

17/04/2019