24 MAI 2019
População precisa agir no combate à dengue em sua casa para que nenhuma vida seja sacrificada. Município tem 45 casos confirmados e 400 notificações por suspeita de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado inúmeras ações para conscientizar a população da importância de cada cidadão combater a dengue em sua casa, cuidando da limpeza de seu quintal para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Uma dessas ações são os arrastões de limpeza realizados constantemente pela equipe de Controle de Endemias nos bairros com índices de notificações, onde foram retirados dezenas de caminhões de entulhos dos quintais das residências. Mesmo com a situação de alerta em Campo Belo, chegando a haver epidemia em cidades da região e o Estado de Minas em surto, muitos moradores continuam contribuindo com a proliferação da doença.
Atualmente Campo Belo tem 400 notificações de suspeita de dengue e 45 casos confirmados da doença.
No Estado de Minas - Em 2019, até o momento (dados atualizados dia 20/05), Minas Gerais registrou 289.500 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Em 2019, até o momento, foram confirmados 49 óbitos por dengue nos municípios de Arcos (1), Belo Horizonte (6), Betim (10), Contagem (2), Curvelo (1), Frutal (1), Ibirité (1), João Monlevade (1), João Pinheiro (4), Lagoa da Prata (1), Martinho Campos (1), Paracatu (1), Passos (1), Patos de Minas (1), Rio Paranaíba (1), São Gonçalo do Pará (1), São Gotardo (1), Uberaba (1), Uberlândia (9), Unaí (2), Vazante (2). São 97 óbitos em investigação para dengue. Vale ressaltar que os óbitos em questão foram notificados ao longo de 2019 e não são, necessariamente, óbitos recentes.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG esclarece que um registro maior de casos é esperado para este período desde o início do ano (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença. Dessa forma, o estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, Chikungunya e zika).