25 JUN 2020
Aulas remotas da rede municipal de ensino incluem ferramentas digitais para vencer desafios

A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Educação, adaptando o ensino à nova realidade exigida pelo isolamento social, com a suspensão das aulas presenciais, passou a replanejar suas estratégias, redefinindo o plano de ação a partir de aulas remotas. As escolas têm feito a sua parte, adequando os meios tecnológicos disponíveis para manter atuante a comunicação com os alunos. Apesar de todas as dificuldades, os desafios têm sido vencidos a cada dia, por todos: escolas, alunos e seus familiares, mantendo da melhor forma possível o aprendizado.

O projeto EducaEMCASA visa reduzir o risco de contágio e disseminação do COVID-19, favorecendo o isolamento social e primando pela saúde e bem-estar de todos, para que no tempo oportuno, possamos retomar nossas atividades presenciais com segurança. Cientes das nossas responsabilidades individuais e coletivas, para superarmos a crise pela qual passamos, agimos no sentido de continuarmos buscando assegurar a qualidade da educação, em nosso município.

Estamos trabalhando há mais de um mês com as atividades remotas na Rede Municipal de Ensino de Campo Belo. Podemos observar que 80% das crianças estão ativas neste processo. As escolas continuam se esforçando para aumentar o número de atendimentos, seja através das atividades via WhatsApp ou impressa. Contamos com uma equipe pedagógica que vem monitorando todos os atendimentos e planejando novas estratégias para alcançar a totalidade de participação dos nossos alunos. A escola, através de seus professores, vem mantendo o contato diário com os alunos fortalecendo o vínculo escolar. Os professores têm se superado e se reinventado, demonstrando muita garra e determinação ao realizar um trabalho de excelência. Diariamente, os alunos têm recebido atividades pedagógicas e atendimento por parte dos mesmos, através de áudios, vídeos e conversas. Vale ressaltar que todas as atividades e ações estão dentro das orientações do Conselho Nacional de Educação.
Em relação à Educação Especial, esta vem sendo acompanhada pelos professores de Sala de Recurso, que recebe as atividades do professor regente e fazem as adaptações e acompanhamentos de acordo com a realidade de cada criança. São feitas atividades diferenciadas, vídeos explicativos e de estimulação.
Para aqueles que não têm acesso à internet, as escolas tem disponibilizado atividades impressas, assim como os alunos das escolas do Campo, visando a participação de todos.
Os responsáveis e familiares têm dado todo o apoio necessário, participando das aulas, auxiliando as crianças em casa e dando retorno das atividades propostas, sendo participativos ao trabalho desenvolvido pelos professores.
A seguir, algumas fotos do trabalho desenvolvido com as crianças da Rede Municipal de Ensino.

Alunos de Educação Especial – Secretaria Municipal de Educação:
João Gabriel e Maria Vitória (E. M. Prof. José Otaviano Neves). Professora de Sala de Recurso: Eliliana.
Miguel Silva Parreira (E. M. Cônego Ulisses). Professora de Sala de Recurso: Josimara. Professora de Apoio: Mônica.
Júlio Cesar (E. M. Prefeito João Gibram). Professora de Sala de Recurso: Eliza Ribeiro.
Júlia (E.M. Lucilla Gibram). Professora de Sala de Recurso: Fátima Claudino.
Marcos Miguel (E. M. Eliza Alvarenga Casarino). Professora de Sala de Recurso: Keila da Silva Souza.
Guilherme e Lara (E. M. Vereador José Alvarenga). Professora de Sala de Recurso: Danielle.
Ana Júlia (Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Davis). Professora de Apoio/NAMEE: Érika Moreira C. C. Cambraia.