26 ABR 2021
Com recursos paralisados pelo Governo Federal há mais de um ano
Com recursos paralisados pelo Governo Federal há mais de um ano, Prefeitura investe recurso próprio para a conclusão da creche Arnaldos e retomada da creche Marieta para atender futuramente cerca de 450 crianças.
CRECHE ARNALDOS – Do papel para se tornar realidade, o projeto da construção da Creche do bairro Arnaldos foi liberada pelo Governo Federal em 2014, quando a obra foi destinada pelo Município a ser construída em um terreno pertencente à Unifenas. Em 2016, a obra acabou embargada judicialmente, não superando a etapa de terraplanagem, como mostram as fotos da época.
Ao assumir a administração municipal em 2017, o prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho e o vice-prefeito Adalberto Lopes encontraram um projeto cercado de impasses: sem logística para o terreno, o Parque de Exposições precisou ser desafetado e após muito empenho os novos gestores conseguiram destinar outra área para dar início à construção. Com terreno definido, a obra foi iniciada e avançou nas etapas iniciais, porém vieram a pandemia, a queda da receita e a paralisação de recursos nas esferas estadual e federal. Houve ainda a falta de matéria-prima, devido à defasagem nos valores licitados e a necessidade de readequação da obra pela empresa vencedora do processo licitatório. Encarando todos os desafios, a administração municipal corajosamente assumiu a retomada da obra, utilizando recurso próprio e atualmente a obra encontra-se em fase de conclusão, devendo ser em breve finalizada. A obra prevê um investimento de aproximadamente R$2 milhões, com espaço físico amplo, podendo atender num futuro próximo cerca de 270 crianças.
CRECHE DO BAIRRO MARIETA, também com recursos paralisados, a Creche do bairro Marieta foi encontrada por Dr. Alisson e Adalberto apenas com a base concluída, conseguindo avançar pouco e agora será retomada, também com recursos do Município. A creche do bairro Marieta vai beneficiar também famílias do bairro São Luiz e adjacências, com capacidade para atender cerca de 170 crianças.
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Saulo Lasmar esteve na manhã desta segunda-feira, 19, em visita às obras de conclusão da creche Arnaldos e da creche do bairro Marieta, onde teve início a limpeza do local para a retomada da obra.
No total poderão ser atendidas cerca de 450 crianças, beneficiando as mães que aguardam uma oportunidade para deixar os filhos em segurança, podendo buscar emprego e renda no mercado de trabalho.