20 FEV 2024
Atuando de forma efetiva no combate e prevenção à dengue
Atuando de forma efetiva no combate e prevenção à dengue, os Agentes de Controle de Endemias (ACEs) da Secretaria Municipal de Saúde visitam regularmente 32 mil imóveis do município, realizando tratamento, eliminação de focos, colocação de telas em caixas de água descobertas e conscientização dos moradores; os ACEs fiscalizam a cada 15 dias os locais considerados pontos estratégicos, que são: ferros-velhos, reciclagens, cemitérios, oficinas, borracharias, entre outros; realizam nos bairros o fumacê costal, com aplicação de UBV, entre outras ações.
Os ACEs também realizam os arrastões de limpeza nos bairros, retirando toneladas de lixo o ano todo de casas com moradores, pessoas com transtorno que se tornam acumuladoras de materiais inservíveis e ainda retiram lixo descartado irregularmente pela população em lotes e terrenos baldios. No ano passado foram recolhidos 25 caminhões de entulho, somente em janeiro e fevereiro de 2024 já foram recolhidos 15 caminhões cheios. Além da Secretaria Municipal de Saúde, as ações contam com o apoio da Secretaria de Infraestrutura que empresta os caminhões para a coleta durante os arrastões de limpeza. Outra Secretaria envolvida é a de Meio Ambiente, que cuida da destinação final dos materiais.
A prevenção e combate à dengue também envolve todos os profissionais da Atenção Primária. Buscando mais eficiência e rapidez no atendimento à população, o prefeito Dr. Alisson ampliou o número de agentes, mantém dois PSFs funcionando diariamente em sistema de rodízio só para casos de dengue, mantém o atendimento na UPA 24h e ainda colocou um contêiner acoplado à UPA para descongestionar o atendimento a pessoas com sintomas de dengue e também colocou em funcionamento o Centro Exclusivo de Atendimento de Dengue, que atende diariamente, inclusive aos sábados e domingos, ao lado da Secretária Municipal de Saúde (Policlínica), exigindo grande empenho dos profissionais de saúde.
Expandindo a conscientização da população, desde a semana passada os ACEs e equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) têm atuado com palestras de conscientização nas salas de espera das unidades de saúde.
Nesta terça-feira, 20, os ACEs, entre tantas tarefas, ainda realizaram palestra no setor empresarial, levando mais conhecimento aos trabalhadores para que toda a população participe de forma responsável da guerra contra a dengue. As palestras foram realizadas na Fábrica de Confecção do Iran e VHT Lavanderia.
Infelizmente, 80% dos focos encontrados estão dentro das residências.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024