05 ABR 2019
Município ouviu a população nas pré-conferências e convida para a 9ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada no dia 11 de abril.

A Prefeitura de Campo Belo, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na noite da última segunda-feira, 1º, a terceira e última etapa das pré-conferências municipais de Saúde, sendo que desta vez o evento aconteceu na Igreja Vale das Bênçãos (Vila Senhor Bom Jesus). No mês de março, a primeira etapa foi realizada na Escola Estadual Abílio Neves (Alto das Mercês) e a segunda etapa no Clube Idade Feliz (Centro), facilitando a participação dos cidadãos, garantindo direitos e relatando experiências e opiniões da sociedade para a busca de melhorias e da consolidação dos direitos.
As pré-conferências cumpriram seus objetivos, que são: mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade em defesa do direito à saúde e do SUS, na elaboração de propostas a serem discutidas na conferência municipal; fortalecer a participação popular e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade; propor diretrizes para a política municipal de saúde e o fortalecimento dos programas e ações de saúde;
avaliar a situação do atendimento em saúde na cidade, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde, no contexto do SUS; aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde; e eleger/indicar delegada(o)s para participarem da Conferência Municipal de Saúde.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Campo Belo será realizada no dia 11 de abril, no Campo Belo Country Club, de 13 h às 18h30, com o tema “Democracia e Saúde”, enfatizando que “Sem democracia o SUS não sobrevive”. Durante a conferência o Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo Silva, fará uma palestra sobre o tema.
Na formação dos grupos de trabalho, serão debatidos e elaboradas as decisões conjuntas sobre os itens: “Saúde como Direito”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Logo após haverá plenárias temáticas, com a votação das propostas e eleição dos delegados para a 16ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em Brasília/DF, de 4 a 7 de agosto.
As etapas regionais são importantes, por ser a representatividade local que garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados. São as conferências de saúde que proporcionaram transformações históricas na gestão da saúde no Brasil, tornando-se necessário garantir as conquistas pela saúde pública no Brasil e o seu caráter participativo, universal e democrático.
A Prefeitura de Campo Belo e a Secretaria Municipal de Saúde contam com a participação de toda a sociedade. Participem, caros cidadãos!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024