05 ABR 2019
Campanha de Vacinação contra Influenza será antecipada no município.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Campo Belo através da Secretaria Municipal de Saúde, antecipará para o dia 10 de abril o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) no município.
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações realizará neste ano a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo 04 de maio o dia de mobilização nacional.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS).
No período de 10/04 a 19/04 serão imunizadas em todo o país, crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
No período de 22/04 a 31/05, ocorrerá a vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
O início da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza foi antecipado para o dia 10 de abril, após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No dia 25 de março teve início a distribuição da vacina influenza para as Unidades Federadas de maneira gradual, até atingir 36 milhões de doses para o início da campanha, em 10 de abril.
É importante destacar que nos últimos três anos a meta de 90% não foi alcançada nos grupos de crianças e gestantes.

Documentos necessários para vacinação:
Doentes crônicos: Cartão de Vacina e necessidade de prescrição médica atual (2019) especificando o motivo da indicação da vacina que deverá ser apresentada no ato da vacinação;
Professores da rede pública e privada: Cartão de vacina, carteira de identidade para comprovação no ato da vacinação e verificação na relação de professores enviadas pelas escolas às UBSs.
Todos os grupos devem apresentar o cartão de vacina no ato da vacinação.

As vacinas serão entregues aos municípios em 5 etapas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024