04 JUL 2019
Secretaria de Saúde desenvolve ações para conscientização sobre o Diabetes.

Em 26 de junho é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, uma data que surgiu em parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença. Os problemas decorrentes da urbanização, como estresse e falta de tempo, muitas vezes levam o indivíduo a má alimentação e ao sedentarismo que, somados a predisposição genética, podem resultar em sobrepeso/obesidade. Juntos, esses são fatores de risco para o desenvolvimento do Diabetes, uma doença crônica e silenciosa com a qual o paciente deverá conviver durante a vida toda. O diabetes é uma das principais causas de amputação no País, conforme dados da OMS. O Internacional Diabetes Federation (IDF) aponta que o Brasil é o quarto país com o maior número de adultos diabéticos.
A Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família - NASF e Unidades Básicas de Saúde - UBSs realizou durante a semana diversas ações para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, hábitos de vida saudáveis e estimular a prevenção do Diabetes. Foi ministrado uma palestra abordando conceito, tratamento e diagnóstico precoce para os Associados da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Belo (ASCARBE), aferição de PA, glicemia e distribuição de materiais educativos. Foi realizado também na Sala de espera das UBSs roda de conversa abordando o tema em questão. É importante ressaltar que o tratamento para diabetes inclui medicações de uso oral e opções injetáveis, como a insulina, mas associado ao uso das medicações é preciso fazer dieta adequada, perder peso quando for o caso e realizar atividades físicas.
Então, o que você está esperando? Venha para os grupos do NASF praticar atividades físicas com um profissional capacitado e receber orientações da nutricionista nos grupos de alimentação saudável. Estamos esperando você!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024