Nesta terça-feira, 22/08/2023, foi realizada uma ação conjunta de conscientização numa união de esforços entre a UPA de Campo Belo e a Associação Colorir de Amor Pró-Autista, com o tema 'Atendimento Prioritário e Manejo ao Paciente com TEA'.
O prefeito Dr. Alisson foi representado pelo assessor municipal de Governo, Juninho Ferreira. A palestra contou com a presença do diretor administrativo da UPA, Isaías Vieira da Costa e da coordenadora da Enfermagem da unidade, Wânia Maria Cordeiro.
O objetivo foi de sensibilizar e conscientizar através da experiência das mães, dos profissionais da saúde e do direito.
A presidente fundadora da associação, Vanessa Alvarenga Saldanha Silveira, apresentou a diretoria e o propósito da entidade, explicou sobre o conceito de autismo, possíveis causas e comorbidades associadas, prevalência, importância da intervenção precoce e os desafios da maternidade atípica.
A vice-presidente e assistente social, Marcelly Samanta Cardoso Rezende, orientou sobre a Carteira de identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA e explicou sobre os tipos de cordões de identificação para o autismo.
A neuropsicológica e também secretária da associação, Priscila Aparecida Pereira Pimenta, falou sobre o funcionamento cerebral da pessoa com TEA e orientou sobre o acolhimento e empatia com esta condição oculta desde a recepção até o manejo durante à triagem e os protocolos dentro do consultório para o maior conforto do paciente e eficácia da avaliação durante a consulta.
Por fim, o Dr. Robson Soares Leite, advogado, professor universitário e conselheiro fiscal e jurídico da entidade, expôs a Lei do Atendimento Prioritário 14.626/2023, a qual ampliou e destacou o direito dos autistas a esse tipo de atendimento, deixando claro que não é um privilégio, mas um direito que merece e precisa ser respeitado.