A Secretaria Municipal de Saúde através da Atenção Primária e do Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família - NASF realizou durante o mês de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde, eventos com o foco na “Saúde do Homem”, pois um terço dos homens brasileiros não vão ao médico regularmente. E um dado mais grave do que esse, obtido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou que 55% dos que não têm costume de ir ao médico, afirmam simplesmente não precisar. Uma das principais consequências disso, de acordo com o Ministério da Saúde, é que eles vivem, em média, sete anos menos que as mulheres. Esse foi um dos motivos que levou o Ministério da Saúde a desenvolver um programa especial voltado para a saúde do homem.
Na noite de ontem, 24 de junho, uma Festa Junina foi realizada na UBS Cidade Montesa/Feira, também com foco na Saúde do Homem, levando animação ao bairro, com a participação de profissionais e usuários das UBSs, abordando de forma descontraída os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde.
“Em Campo Belo, a Secretaria de Saúde está passando a atuar mais diretamente nessa questão, incentivando a prevenção entre o público masculino. Inicialmente fizemos a qualificação dos Agentes Comunitário de Saúde e partir daí, estamos sensibilizando os homens que o cuidado deve começar pela atenção básica, não necessariamente pelas consultas especializadas. Ou seja, o incentivo deve ser na direção de procurar um clínico, para que seja feita uma avaliação e depois, caso seja necessário, procurar uma consulta com especialista”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. José Assunção.
Priorizando também a saúde dos trabalhadores, foi implantada pela atual administração um horário especial de atendimento nas UBSs. Toda segunda-feira, as UBSs de todos os bairros atendem no horário de 12 horas às 20 horas, para que os trabalhadores que não têm tempo de buscar atendimento durante o dia possam ter acesso ao atendimento noturno e ter um cuidado especial com sua saúde.