27/07/1944 a 02/09/1945
01/09/1950 a 31/01/1951
01/12/1959 a 02/09/1962
Lycério Miguel, neto do Capitão Lycério Rodrigues Neves que foi vereador e Agente Administrativo; nasceu em Campo Belo em 15 de maio de 1.912, filho de Pichara Miguel e Percília da Silveira Neves; teve onze irmãos: Rita Miguel, Antonio, Henriqueta, Alzira, Mário, Silvio, Djalma, Elza, Aluísio, Oswaldo e Milton, este último, faleceu ainda criança.
Estudou o curso primário na Escola Cônego Ulisses, o secundário em Oliveira e de l? para Belo Horizonte, tendo chegado ao segundo ano de medicina, por?m, a crise de 29 obrigou-o a retornar para Campo Belo para trabalhar com seu pai, cujos negócios foram afetados pela crise do café.
Nos anos 30, Lycério ganhou um prêmio na loteria e com o dinheiro quitou as dívidas do pai e garantiu a permanência da fazenda nas mãos da família, era o fim da crise financeira para a família Miguel.
Habilidoso com as palavras e líder por natureza, fazia seus parceiros de luta até os adversáarios políticos, dos quais conquistava enorme respeito, parceiros de seus propósitos.
Lycério era também um craque como Center halfs e no futebol brilhou jogando pelo Campo Belo Esporte Clube, entre 1.926 e 1.934. Aos 24 anos foi um dos fundadores e primeiro presidente do Comercial Esporte Clube, isto em 1.936.
Em 1.940 foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Campo Belo; quando colaborou decididamente para as primeiras construções da Vila Vicentina; membro da UDN - União Democrática Nacional, aos 32 anos foi nomeado Prefeito pelo Governador Benedito Valadares em 27 de julho de 1.944 e governou a cidade até 02 de setembro de 1.945.
Como cidadão e fervoroso cristão católico foi um dedicado vicentino e um dos grandes colaboradores na construção da Nova Matriz, atuou na função de Juiz de Paz, substituiu o Juiz de Direito, foi comerciante, industrial e fazendeiro.
Casou-se em 1.934, com D. Zauri Carvalho Garcia, não teve filhos, porém viveu rodeado de sobrinhos e amigos.
Em 1.956 fundou A Associação Rural de Campo Belo e Cristais; eleito vice, em 1° de setembro de 1.950, assumiu a prefeitura e completou o mandato do Prefeito Wantuil Pinto Rosa até 1° de fevereiro de 1.951; foi vereador pela UDN e, em 58, tendo como vice o Sr. Gumercindo Rodrigues Neves, que era do PR- Partido Republicano, foi eleito prefeito; em 1.960 assumiu, pelo voto, o cargo de Presidente da Acicb, período que sua liderança era mais uma vez revelada, pois, ao lado de políticos do PSD -Partido Social Democrata, pois seus companheiros Udenistas não queriam, trouxe a Cemig para a cidade.
Dentre as obras dos mandatos do Prefeito Lycério destacam-se: A vinda da Cemig em 1.962; as Escolas Miguel Rogana e José do Patrocínio Cardoso; o Cemitério Senhor Bom Jesus; a conclusão da Praçaa em frente a velha matriz, quando foram plantadas as 12 palmeiras reais, simbolizando os apóstolos; iluminou, com motor a diesel o Distrito de Aguanil; canalização de parte do Ribeirão São João e recebeu o compromisso do candidato Janio Quadros de verba para a criação e implantação do Demae. Aliás, o primeiro prefeito de Minas Gerais a ser recebido pelo presidente Janio Quadros, foi o Campo-belense Lycério.
Lycério Miguel que foi da UDN, ARENA e PDS, inclusive presidente dos diretórios, faleceu em Belo Horizonte em dia 31 de maio de 1.984 e está sepultado no jazigo da família no Cemitério Paroquial.
Em reconhecimento e agradecimento a uma das mais significativas histórias de vida e trabalho a favor de Campo Belo, o ex-prefeito foi homenageado postumamente, tendo seu nome eternizado na Praça próxima ao Campo do Sparta e na sede própria do DEMAE - Departamento Municipal de água e Esgoto.