01/04/1947 a 01/10/1947
Nascido em 4 de março 1.883 em Candeias, naquela época Distrito de Campo Belo, filho de José Pinto de Miranda e Mathildes Joaquina da Silveira, era fazendeiro e comerciante, sócio da firma CORREIA & PINTO, grande casa comercial localizada em frente á Estação Ferroviária e que distribuía sal, querosene e ferramentas para toda região, inclusive para a Cidade de Boa Esperança. O comércio era tão intenso que ele mandou construir trilhos de ferro paralelos e linha oficial que permitiam locomotiva chegar até a porta do armazém para descarregar. Chico Pinto, como era conhecido, ingressou na carreira política em 1.912, tornou-se vereador pelo PR (1.923 a 1.927), foi Presidente da Câmara, portanto, Intendente Municipal, entre 1° de janeiro de 23 a 7 de abril de 1.924), tendo investido uma grande soma de seu próprio dinheiro em obras, prática comum naquela época do Coronelismo, quando o chefe político pagava do próprio bolso tudo que gastava em melhorias de interesse público.
Amigo particular de Arthur Bernardes, o Major Francisco Pinto de Miranda tinha acesso livre no Palácio do Catete, residência oficial da presidência da República, no Rio de Janeiro, então Capital do Brasil.
Casou-se com D Ana Garcia com quem teve 10 filhos, quatro deles morreram ainda bebês, três como o nome José e o quarto Paulo e ainda, Dalva, Nair Pinto, Hilda Pinto, Jos? Pinto de Miranda Neuza e Norma.
Nomeado Prefeito, aos 64 anos, cumpriu seu mandato entre 01 de abril e 01 de outubro de 1.947.