08 AGO 2019
Campo Belo recebe 51 estagiários para revalidação de diploma em Medicina.

São profissionais brasileiros e estrangeiros graduados em Medicina no exterior que vão realizar estágio em nossa cidade por até um ano e meio, fortalecendo a saúde pública e também a economia do município.

Através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Campo Belo, a Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo e a Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, no início deste mês estão vindo morar em Campo Belo 51 médicos formados no exterior. Eles passam a residir e fazer estágio no município, onde realizarão estudos complementares para médicos graduados em instituições de ensino superior estrangeiras em processo de revalidação de diplomas pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT e serão divididos em duas turmas, sendo uma com estágio de um ano de duração e a outra com estágio de um ano e meio. Os profissionais farão estágios na Santa Casa, na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas - UPA, nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs, no Centro de Atenção Especializada – CEAE, e também nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.
Os profissionais são brasileiros e estrangeiros, porém como todos são formados no exterior, para exercerem a Medicina no Brasil terão que cumprir primeiramente este estágio e depois participar do Revalida, uma prova realizada para obtenção do registro no Conselho Federal de Medicina (CFM).
O prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho comemora este momento:
“É um novo passo para a saúde do nosso município. Dos 51 profissionais que nossa cidade está recebendo, uma parte fará estágio na Santa Casa, oito ficarão diretamente na UPA e os demais vão alternar nas UBSs, no CAPS e no CEAE. Os novos estagiários terão o tempo todo o acompanhamento de um médico em cada setor para instruí-los. Eles têm o conhecimento, são graduados no exterior, mas estarão aprendendo e também auxiliando em nossas unidades como estagiários. Teremos muitos médicos envolvidos no sistema educacional destes estagiários e além dos benefícios à Saúde, a vinda de 51 estagiários que passam a residir na cidade, muitos trazendo seus familiares, representa fortalecimento para a economia, beneficiando o comércio, como lojas, restaurantes, supermercados, escolas.”, concluiu o prefeito.
De acordo com o Provedor da Santa Casa, Júnior Furtado, o momento representa um avanço para realizar o sonho de tornar a Santa Casa um Hospital Escola:
“A vinda destes profissionais muda o patamar da saúde. A educação desta escola aumenta o conhecimento. O médico que estiver ali com eles será mais minucioso porque ele sabe que está ensinando. Isto aumenta o nível de conhecimento. É um ganho significativo para a saúde pública em geral, além da Santa Casa, como a UPA, as UBSs, o CAPS. O convênio trará inúmeros benefícios ao município e será o primeiro degrau para transformar a Santa Casa em um Hospital Escola”, destacou o provedor.
O secretário municipal de Saúde, Dr. José Assunção participou da recepção aos estagiários, juntamente com o provedor da Santa Casa Júnior Furtado, o cardiologista Alessandro de Bastos (coordenador técnico da Santa Casa e coordenador responsável local pelo curso), Dr. Mauro César Tavares de Sousa (diretor do curso de estudos complementares), Anataniel dos Reis Oliveira (diretor administrativo da Santa Casa) e Matheus Henrique Resende Miranda (psicopedagogo local dos estudos complementares), entre outras autoridades.
“O curso que estará se iniciando agora foi um grande desafio para nós, organização ao longo desses dois, três meses, coordenadores, interceptores, pessoal de apoio, hospital, as unidades envolvidas na Secretaria de Saúde do nosso município e foi um desafio muito grande para nós e também para estes profissionais que deixaram suas casas, muitos a centenas de quilômetros daqui, para encarar esta nova empreitada. Nosso intuito aqui será prepará-los ao máximo para a prova final de revalidação, com a vivência da prática médica diária e exercício das atividades teóricas e mais ainda, vê-los aprovados no final, sempre pautados pela ética, respeito mútuo, responsabilidade, disciplina e estímulo”, finalizou Dr. Alessandro Bastos, coordenador local do curso.