15 AGO 2019
Resultado do LIRAa comprova controle da dengue no município com baixo risco de infestação.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 05 a 09 de agosto e divulgado hoje comprova que o município de Campo Belo encontra-se com baixo risco de infestação, resultado da atuação efetiva do poder público no combate à dengue e da conscientização de toda a população na luta contra o mosquito transmissor da doença.
O LIRAa - Consiste em uma amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti em um município, para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Essa amostragem é feita através de um mapeamento dos imóveis do município, sendo uma ferramenta fundamental para o direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município.
Um bom exemplo das inúmeras ações foram os arrastões realizados nos dias 12 e 13 de abril deste ano pela equipe de combate à dengue, retirando 14 caminhões de lixo e entulho que foram acumulados por moradores em quintais e terrenos baldios, nos bairros Arnaldos e Constantino, sendo vistoriados nesta ação milhares de imóveis.
Nos dias 10 e 11 de maio, nos bairros São Sebastião, Felipe, Eldorado, Monte Belo e Vila Escolástica foram retirados 20 caminhões de lixo e entulhos. Os arrastão de limpeza para controle dos focos do Aedes aegypti além da dengue previnem Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
Mesmo com o bom resultado do LIRAa, a Secretaria Municipal de Saúde solicita o apoio efetivo de toda a comunidade para que seja mantido todo o controle da situação na guerra sem tréguas contra o mosquito.

15/08/2019