Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Campo Belo
Acompanhe-nos:
Facebook
YouTube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
04
04 NOV 2019 - 13h35
I Encontro de Turismo no Porto dos Mendes e formatura dos Agentes de Turismo Rural marcam busca do desenvolvimento turístico local e regional.
Foto Noticia Principal
Foto Noticia Principal Grande
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4

Foi realizado ontem, sexta-feira, 1 de novembro, o I Encontro de Turismo no distrito do Porto dos Mendes, realizado pelos agentes de Turismo Rural, que no mesmo evento receberam a conclusão do curso, com o encerramento do Programa de Formação dos Agentes de Turismo Rural via Sistema FAEMG/SENAR Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Belo, que por iniciativa de sua presidente Denise Cássia Garcia trouxe o curso para o município. A ação foi abraçada pela Prefeitura de Campo Belo, através da Divisão de Turismo e da Divisão de Agricultura, Pecuária e Pesca, ambas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, sendo o poder executivo o principal interessado no desenvolvimento turístico do munício.

O prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho foi representado por sua mãe, Professora Regina Fiorini Carvalho, natural da região do Porto dos Mendes.

Estiveram presentes por parte da Prefeitura: o assessor jurídico Dr. Geovani Freire, o secretário de Esporte, Lazer e Turismo Guilherme Rodrigues de Paula, da Secretaria de Desenvolvimento - a chefe da Divisão de Turismo Daniela Rodarte de Paula e o chefe da Divisão de Agricultura, Pecuária e Pesca José Itamar Almeida, representando a assessoria de Imprensa Maísa de Oliveira, e a coordenadora do SINE Iara Evangelista.

Também marcaram presença demais autoridades fundamentais para a concretização do curso: presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Denise Cássia Garcia, representando o SENAR Minas Luiz Ronilson Araújo Paiva, que é Coordenador de Formação Profissional Rural (FPR), a presidente do “Circuito Grutas e Mar de Minas” Fernanda Cunha, e o instrutor do Programa de Formação em Turismo Rural do Sistema FAEMG/SENAR Minas Gustavo Toledo.

Também prestigiaram o evento moradores locais de todas as idades, dentre eles o presidente do Congado José Maria, Eustáquio Azevedo Silva, Cipriano e Jéssica da UBS (agente de saúde e representante da Associação de Moradores e Rancheiros do Porto dos Mendes).

O evento teve ampla programação durante o dia todo, tendo início às 8h com a oficina de Educação Turística, com alunos da Escola Municipal Vereador Cristiano Pereira, na Praça da Igreja e no Cruzeiro.
Às 13h teve início a Roda de Conversa sobre o Circuito Turístico no pátio da igreja; Às 15h tiveram início a Oficina de Artesanato e a Oficina de Gastronomia, com moradores do distrito, sendo criado pelos alunos do curso e degustado pelo público um delicioso hambúrguer de tilápia, ao molho de abacaxi com rapadura, além de uma surpreendente geleia de abacaxi com pimenta dedo de moça, tudo isso com um maravilhoso pão artesanal; Às 17h teve início a cerimônia de encerramento do Programa do Agente de Turismo Rural, com a entrega de certificados de conclusão do curso aos novos Agentes de Turismo.

O evento foi encerrado com música ao vivo e venda de comidas típicas produzidas por moradores locais e egressos do SENAR.
A mãe do prefeito de Campo Belo, Dona Regina, declarou sua felicidade por estar no seu lugar de origem, reencontrando velhos amigos:
“Meus irmãos vieram de Goiás, acabaram de chegar de viagem e viemos direto para o Porto, porque foi aqui onde nascemos e vivemos boa parte de nossas vidas. A gente dizia que do outro lado do rio é o porto de lá e aqui é o porto de cá. Atravessávamos o rio no escuro, de barco, pegando muita chuva, tendo apenas Deus como proteção, mas aqui vivemos momentos inesquecíveis. Hoje temos muitas melhorias no acesso e na qualidade de vida local e temos orgulho desse lugar e muito carinho por todos nossos amigos que vivem aqui. Nossos parabéns aos novos agentes de turismo, a todos os envolvidos nesta bela e promissora iniciativa.”, concluiu Dona Regina.

O distrito do Porto dos Mendes faz parte do município de Campo Belo, sendo banhado pelo Lago de Furnas. Possui uma igreja histórica, que em 2020 estará completando 200 anos; possui cerca de 70 moradores natos e aos finais de semana e feriados recebe inúmeros rancheiros e turistas; o distrito possui um rico e ainda inexplorado potencial turístico.
O representante do SENAR Minas, Ronilson Paiva disse que a hospitalidade do povo mineiro é primordial quando assunto é turismo:
“Principalmente nós, mineiros, temos como característica a hospitalidade. Nossa capital recebeu o título de Capital da Gastronomia Criativa, isso valoriza o fomento gastronômico em Minas. Aqui em Campo Belo, em várias comunidades, e na região, temos um grande potencial turístico, um diamante bruto que precisa ser lapidado. É importante o SENAR através do Sindicato Rural, do poder público e seus parceiros assumam esta missão e que os agentes de turismo provoquem esta lapidação.”.

A presidente do “Circuito Grutas e Mar de Minas” Fernanda Cunha destacou a importância de desenvolver o turismo preservando a identidade local:
“O Circuito Grutas e Mar de Minas é uma instância de governança regional que atua no engajamento das atividades culturais regionais, que tentamos tratar de forma integrada, porém sempre respeitando a identidade de cada lugar. Cada lugar tem a sua história, a sua vocação para produzir e a sua beleza. Campo Belo hoje vive um momento especial porque tem um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante, uma Divisão de Turismo empenhada e uma administração municipal que mais tem investido em ações que buscam o desenvolvimento do turismo.”.

Moradora de Campo Belo, profissional do ramo de moda, Itália Rodrigues Silva construiu um rancho no Porto dos Mendes e está sempre recebendo pessoas de fora, principalmente de Divinópolis para conhecer o distrito.
“Pretendo investir na construção de um apartamento e de um salão de festas, porque faltam pousadas, e na minha opinião a igreja, que é belíssima poderia realizar casamentos. Sou dessa região, minha família sempre atuou no ramo hoteleiro e pretendo investir aqui, em sociedade com minha família”. É de iniciativas como esta que o local precisa.

A administração municipal reformou e ampliou a UBS do distrito, implantando também um consultório odontológico. Autorizou o asfalto da estrada que liga a cidade ao distrito, sendo a primeira etapa da cidade até a ETA. E em breve construíra uma barragem na Ponte dos Parreiras, que será mais um grande atrativo turístico, fomentando o turismo no Porto dos Mendes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Local: Campo Belo
Informativos da Prefeitura
Receba no seu e-mail as novidades da Prefeitura de Campo Belo
Endereço
Rua: João Pinheiro, n° 102 - Centro
CEP: 37270-000
Atendimento
De segunda a sexta-feira das 12:00h às 17:00h
Contato
(35) 3831-7900
contato@campobelo.mg.gov.br
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia