O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 25/06/2020 o novo REGIC – Regiões de influência das Cidades – 2018. O REGIC apresenta o município de Campo Belo como importante polo de atração agropecuária. A atração agropecuária é avaliada por meio de um índice que classifica as cidades que são destinos da produção agropecuária de demais municípios e que realiza o processamento na sua indústria local.
Dentre as cidades com alto índice de atração agropecuária em Minas Gerais, além de Campo Belo, estão municípios como Patos de Minas, Sete Lagoas, Patrocínio, Araguari, Guaxupé e Pará de Minas.
Em Campo Belo, destaca-se indústrias que processam produtos agropecuários como os frigoríficos e abatedouros, laticínios, fábrica de rações, beneficiamento de café e cerealistas. Essas indústrias são importantes geradoras de emprego e renda e demonstram a relevância do segmento do agronegócio no município.
A pesquisa REGIC IBGE é realizada a cada 10 anos e define a hierarquia dos centros urbanos brasileiros em diversos quesitos e delimita as regiões de influência a eles associados.
De acordo com o assessor de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Itamar de Almeida, a conquista se deve ao fato do município de Campo Belo conquistar notável evolução urbana, destacando-se como polo regional pela qualidade de sua estruturação, planejamento e serviços oferecidos.
O mapeamento e informações sobre destino da produção agropecuária pode ser consultado na página 144 da publicação REGIC – Regiões de influência das Cidades – 2018. Link de acesso a publicação
https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redesgeograficas/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=o-que-e&fbclid=IwAR3-oWn_-Hgb67qWLIJc-ZgFZOuHa3fu7vL6hCjmag6TPDf2YfYs32Wefvc