As ações de prevenção e combate à dengue realizadas pela Prefeitura de Campo Belo através da Secretaria Municipal de Saúde seguem de forma intensa. Os agentes de combate a endemias realizam vistorias em pontos estratégicos (ferros-velhos, depósitos de reciclagem, cemitérios e outros), a cada 15 dias, com o tratamento e controle de focos; realizam visita domiciliar com a verificação de quintais; realizam os arrastões de limpeza em terrenos baldios e em residências, retirando o acúmulo de entulhos, em combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, bem como visando o controle de escorpiões, caramujos africanos e outros vetores.
Outra função desempenhada é a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), que aponta o índice de infestação. Campo Belo está em situação de altíssimo risco.
Os índices do LIRA são classificados da seguinte forma:
Índice de 0,9%: condições satisfatórias ou de baixo risco;
Entre 1% e 3,9%: situação de alerta (médio risco);
Índices superiores a 4%: risco de surto (alto risco).
Focos dentro de imóveis são a maior ameaça.
Na semana passada os agentes encontraram focos na região do Alto das Mercês, Vila Escolástica, Passatempo, Eldorado, São Benedito, Jardim Aeroporto, Monte Belo e Belvedere, entre outros; realizaram limpeza nestas residências eliminando os focos, além de limpeza em terrenos baldios nos bairros Ana Alves e Centenário.
Durante as ações, também são encontradas construções inacabadas, oferecendo risco de proliferação, pois os construtores deixam tijolos e blocos expostos ao tempo, acumulando água, como foi detectado nos bairros São Benedito, Eldorado e Vila Escolástica nos últimos dias. No início desta semana as ações foram priorizadas nos bairros Centenário, Ana Alves, Cidade Montesa e Cidade Jardim II.
Nesta sexta-feira, 22, foram encontrados focos nos bairros Pedreira, Centenário, Vila São Jorge Nova e Ana Alves, além de grande retirada de entulhos em uma casa abandonada no bairro Davis.
A Prefeitura faz um alerta à população, tendo em vista que o número de focos dentro dos imóveis vem crescendo nessas últimas semanas devido às chuvas, frisando que é dever e responsabilidade de proprietários e moradores o cuidado e manutenção dos imóveis. No período mais propício à proliferação do mosquito, precisamos da colaboração de todos. Combata a proliferação do mosquito da dengue em sua casa.