A Prefeitura de Campo Belo tem priorizado os cuidados com a segurança dos alunos e profissionais em toda a rede pública e privada de ensino, desde o início da pandemia. Em 17 de março do ano passado, o prefeito Dr. Alisson de Assis Carvalho suspendeu as aulas presenciais em toda a rede pública e particular. Um ano e quatro meses depois, com o surgimento de uma nova realidade em todo o país com a evolução da vacinação, o mesmo cuidado está sendo aplicado a um outro momento para o qual estamos nos preparando, que é a volta às aulas.
A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Atenção Primária realizou durante a semana visita a todas as escolas particulares, estaduais e municipais para adequação dos espaços físicos e orientação das normas sanitárias exigidas para o cumprimento do protocolo estabelecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais para o retorno das atividades. Em Campo Belo foi definido pelo prefeito Dr. Alisson o retorno às aulas no mês de agosto na modalidade híbrida, como acontecerá também na Microrregião: Aguanil, Candeias, Cana Verde, Cristais e Santana do Jacaré.
Na visita às escolas de Campo Belo, os órgãos de saúde analisam os espaços físicos e orientam os gestores, que ao longo da pandemia participaram de diversas reuniões com o prefeito e os secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Por determinação do prefeito Dr. Alisson, o protocolo do Estado, enviado aos municípios pelo governador Romeu Zema orientando a volta às aulas, será reforçado em Campo Belo, buscando garantir mais segurança aos alunos e profissionais neste importante momento para a retomada da educação.
O ensino híbrido é uma das maiores tendências da Educação do século 21, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino on-line, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do estudante. No ensino híbrido, parte dos alunos participa das aulas presenciais e o restante acompanha em casa em tempo real, havendo um revezamento semanal dos alunos. Os pais ou responsáveis poderão optar pela volta às aulas com o ensino híbrido ou continuar com os filhos estudando apenas no sistema on-line.
Um decreto estabelecendo as datas e o protocolo sanitário deverá ser publicado nos próximos dias pelo Município.