26 JAN 2018
Cozinha Comunitária de Campo Belo
Saiba como funciona este projeto que atua em parceira com diversas entidades e setores da Prefeitura e atendeu cerca de 1000 pessoas em 2017

A Cozinha Comunitária de Campo Belo, localizada à Rua Policeno Maia, 356, ao lado do SINE está em funcionamento em Campo Belo desde 2017. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um restaurante popular. A Cozinha Comunitária é um órgão social, que funciona em parceria com o CRAS e o SINE, tendo como finalidade a complementação alimentar que visa melhorar as condições de vida de famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Fornece capacitações e oficinas na área de alimentação e nutrição promovendo avanços na segurança alimentar e nutricional do município.

A Cozinha Comunitária do Município ofereceu durante o ano de 2017 várias oficinas e treinamentos para os funcionários  do município e também instituições que foram capacitados em higienização, passando a orientar diversos setores da sociedade quanto à higienização de alimentos. Através da Cozinha Comunitária essas pessoas recebem capacitação para aproveitar e preparar alimentos de qualidade a baixos custos. Como foi o caso da instituição Fraternidade Espírita Irmã Clara, que fornece o sopão a 120 pessoas e o Abrigo infantil que é responsável pela alimentação diária das crianças abrigadas pelo município.

Dentre as principais ações desempenhadas em 2017 pela Cozinha Comunitária podemos citar a Capacitação Técnica para Boas Práticas de Fabricação (BPF) em 26/04, com objetivo de qualificar o quadro de profissionais para produzir refeições de processos seguros, com  aproveitamento integral dos alimentos; Capacitação Técnica para Procedimento Operacional (POPS), em 28/04; mobilização social e participação no curso Cozinha Brasil para famílias residentes no território de abrangência dos CRAS, ensinando a preparar alimentos de forma saudável, evitando o desperdício, conscientizando sobre a importância de cada alimento para a saúde.

Também trabalhou com a produção de lanches para Conferências e Pré Conferências, em 12/05, 15/05 e 29/05, 28/06, com a participação de famílias residentes no território de abrangência do CRAS Sul, CRAS Norte e CRAS Leste, Associações Comunitárias, instituições, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, com produção de alimento saudável de qualidade. Além disso, a realização também de várias reuniões para planejar o funcionamento da Cozinha Comunitária, com a participação dos Vicentinos, representantes da Paróquia Senhor Bom Jesus, Trabalhadores do Bem, Rotary Club e Coordenadores dos três CRAS, com a finalidade de apresentar o projeto Cozinha Comunitária para futuras parcerias;

A Cozinha Comunitária oferece também apoio técnico ao SAI – Serviço de Acolhimento Institucional/Abrigo, com funcionário cedido para a Cozinha Comunitária (Nutricionista) com a finalidade de utilizar cardápio de baixo custo, que valorizem os hábitos alimentares e nutrição e ajudar no planejamento de compras mensal e semanal que atendam às necessidades nutricionais.

Lá também são desenvolvidos o processamento de alimentos como branqueamento e produção de alimentos como bolo de abóbora, bolo de cenoura com beterraba, doce de abóbora com casca, doce de banana, massa de tomate natural, farinha de pão, pudim de pão e outros alimentos, promovendo a educação alimentar, combatendo o desperdício e promovendo a saúde, contribuindo assim para a redução de doenças.

Outras ações que merecem destaque são Oficinas de Nutrição e Segurança Alimentar para as famílias em Acompanhamento Grupos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, das áreas de abrangência dos CRAS; e também a Oficina de Nutrição e Alimentação Saudável para Idosos para turma de participante do Curso de Idosos ofertado no SINE; e também a produção de lanche para o grupo de beneficiários do BPC (idosos e deficientes), famílias residentes na área de abrangência dos CRAS Sul, Norte e Leste.

Em 2017 a equipe que atuou na Cozinha Comunitária foram todos servidores do CRAS, cedidos.

Para este ano de 2018 estes mesmos funcionários serão transferidos para a Lei da Cozinha Comunitária, sem gerar nenhum custo adicional ao município. Esta ação é fundamental para que o município receba a liberação de recursos advindos do Ministério do Desenvolvimento Social para a manutenção e ampliação dos projetos.

Dessa forma, a Cozinha Comunitária atua no município com muitos projetos desenvolvidos e voltados para a população que realmente necessita, sendo todos eles todos realizados de maneira organizada e programada e atendeu no ano de 2017 cerca de 1100 pessoas.

Local: Prefeitura de Campo Belo