De acordo com o Índice de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado na última quinta-feira, 21, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Campo Belo ocupa a 79ª posição entre os 853 municípios do estado de Minas Gerais e a 467ª posição nacional entre os 5.239 municípios que foram avaliados. A gestão Dr. Alisson e Adalberto é aprovada pelo estudo, com pontuação 0,8245.
O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo que analisa a situação fiscal dos municípios brasileiros, através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com pessoal, Liquidez e Investimentos. Os dados são coletados do desempenho fiscal declarado pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional, mostrando onde foram empregados os recursos arrecadados.
AUTONOMIA é a capacidade de financiar a estrutura administrativa; GASTOS COM PESSOAL significa o grau de rigidez do orçamento; LIQUIDEZ trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras; e INVESTIMENTOS é a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.
SITUAÇÃO NACIONAL - O estudo revela que 3.024 cidades brasileiras têm situação fiscal difícil ou crítica, que na média, atingiram 0,5456 ponto.
O índice varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal.