A Prefeitura de Campo Belo, através da Vigilância Sanitária e da Fiscalização Municipal esteve na manhã desta quarta-feira, 10, na empresa Nutribelo Indústria e Comércio de Subprodutos Animais Ltda., para conferir a documentação exigida por lei. Vale ressaltar que não compete à Vigilância Sanitária a fiscalização deste tipo de indústria, no entanto, para que a população seja esclarecida da melhor forma possível, foi realizada esta verificação. A equipe foi recebida pelo gerente Denilson Avelino e pelo diretor Altair Ferreira. A Nutribelo é fiscalizada pelo SIPEAGRO - Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários
(órgão vinculado ao MAPA – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e também pela SUPRAM de Varginha (órgão vinculado à FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente).
Segundo o gerente, Denilson Avelino, a Nutribelo gera 180 empregos diretos e cerca de 600 se somados aos empregos indiretos e a empresa está completando 10 anos de atividades no município, tendo sido a primeira empresa instalada no distrito industrial de Campo Belo.
“Nós estamos completando 10 anos de atividades na cidade e jamais pensamos em prejudicar a população. Fizemos grandes investimentos recentemente, tanto que no decorrer deste ano pouquíssimas vezes tivemos problemas. São problemas que podem ocorrer em qualquer empresa. No último sábado, tivemos um problema pontual, em que quebrou uma peça da máquina ao meio-dia e não foi encontrada a peça para ser substituída, nem no comércio de Campo Belo, nem de Belo Horizonte, nem de Juiz de Fora e nem mesmo no estado de São Paulo. A empresa terá que realizar a troca do equipamento. Na segunda-feira ao realizarmos a limpeza houve o reflexo, que incomodou a população. Tivemos um grande prejuízo, tendo que descartar todo o material da semana. Não estamos aqui para causar mal algum à população, pelo contrário, cumprimos todos os nossos deveres, somos regularmente fiscalizados e queremos contribuir com o desenvolvimento municipal”, concluiu.
Foi constatado pela fiscalização que a empresa possui toda a documentação rigorosamente em dia: Licença Ambiental, AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), Licença do IEF, Licença da Polícia Federal e Alvará de Localização e Funcionamento.
A equipe da prefeitura foi composta por Denilton Cordeiro dos Santos (coordenador da Vigilância Sanitária), Gláucia Ribeiro Vieira (médica veterinária), José Carlos Corrêa (Chefe da Divisão de Atividades Industriais, Comerciais e de Serviço), Hermellis Messias Tirado Campos (analista de Políticas Públicas) e Maísa de Oliveira (membro da assessoria de imprensa).
Na terça-feira, 9, o prefeito Dr. Alisson notificou a empresa a adotar medidas urgentes pela contenção do mau cheiro em todo o território municipal, devido aos transtornos causados à população.