A Prefeitura de Campo Belo, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento/Esporte, Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com apoio do Sebrae, reuniu donos de bares e restaurantes e conselheiros do COMTUR, na noite de ontem, terça-feira, 07, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para a reunião de mobilização e planejamento do 1° Festival Gastronômico e Cultural de Campo Belo. Houve palestra do Sebrae, ministrada pela Chef Executiva e consultora, Mariana Gontijo. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento, Fabrício Teixeira (representando o prefeito Dr. Alisson) e o presidente do COMTUR Márcio José da Costa.
O festival, que será realizado pela Prefeitura, visa fomentar os setores que foram diretamente impactados pela pandemia da Covid-19, como eventos, bares e restaurantes, impulsionando a gastronomia local, com a comercialização de pratos típicos da culinária campobelense e a valorização da cultura, com a realização de apresentações artísticas.
A consultora do Sebrae, Mariana Gontijo, ressaltou que eventos gastronômicos podem ser uma força motriz de desenvolvimento cultural e socioeconômico da cidade e região, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar, além do incomensurável potencial turístico, permitindo a sustentabilidade e o comércio justo, sendo fundamental que a cidade valorize sua cultura alimentar. Números da economia comprovam que a alimentação fora do lar é um dos mercados de consumo mais relevantes do país com um faturamento anual de R$ 215 bilhões, o que corresponde a 2,9% do PIB brasileiro.
A Prefeitura publicará edital e abrirá período de cadastramento no próximo mês, devendo realizar o festival no dia 21 de maio. A programação prevê mais duas palestras com o Sebrae e os participantes do festival. A Prefeitura estará oferecendo toda estrutura necessária, sendo fundamental a adesão dos proprietários de bares e restaurantes.