A administração municipal iniciou nesta terça-feira, 25, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, a limpeza da praça em frente o terminal rodoviário, local onde será construído o novo prédio da prefeitura. A obra será executada em atendimento à exigência do Ministério Público para garantir acessibilidade à população, resultado de diversas ações civis públicas para implantação da acessibilidade em todos os prédios públicos, incluindo bibliotecas, Casa da Cultura, diversos setores enfim, inclusive o prédio da prefeitura, sede da Administração, cuja implantação da acessibilidade seria uma solução extremamente onerosa para o Município. Durante a pandemia, foi temporariamente suspenso o prazo para tais determinações, no entanto, o Ministério Público está novamente cobrando o cumprimento à gestão municipal, o que se torna inadiável.
Conforme licença expedida pelo órgão ambiental, para execução da obra, será realizado o corte de 42 árvores no local e serão replantadas 126 árvores de ipê, criando um bosque na Prainha, em compensação.
Construído na administração do prefeito Vicente Santiago (1967/1971), há mais de 50 anos, o prédio da prefeitura não acompanhou o crescimento da cidade nos últimos anos, não sendo possível por diversas administrações, acomodar todos os setores da administração pública. Outro fator determinante, como dissemos é a garantia da acessibilidade, que colocará fim aos transtornos a cadeirantes e pessoas com outras dificuldades de locomoção.