No ano passado, a Prefeitura de Campo Belo, através da Atenção Secundária, realizou no CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada) o total de 82 procedimentos de vasectomia. O procedimento é realizado de forma ambulatorial (sem a necessidade de internação), pelo médico William Salume Maia Júnior (urologista).
Para realização de Vasectomia é necessário o comparecimento do casal no CEAE (ao lado da Policlínica), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, com a seguinte documentação: pedido médico original, xerox de documentos pessoais (RG, CPF e Cartão SUS do casal), comprovante de residência, certidão de casamento (se for casado) e certidão de nascimento dos filhos.
No próprio CEAE é realizada entrevista com o casal pela assistente social, com orientação do procedimento e do pós-cirúrgico, esclarecendo todas as dúvidas. O casal já sai com o agendamento em mãos.
Para realização do procedimento de vasectomia, o paciente deverá ter mais de 25 anos ou ter no mínimo dois filhos vivos, se for menor de 25 anos.
POSTECTOMIA
No CEAE, também são realizados procedimentos de Postectomia (Fimose). No ano passados, foram realizados 40 procedimentos. É necessário o comparecimento do paciente ou responsável ao CEAE, com o pedido médico original, xerox do CPF, Cartão SUS, RG e comprovante de residência. A documentação deverá ser entregue para a assistente social do CEAE, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. O paciente sairá com o agendamento em mãos.
O paciente poderá realizar o procedimento de postectomia a partir de 15 anos de idade, de forma ambulatorial (sem necessidade de internação).
Para pacientes com menos de 15 anos é necessário dar entrada com a documentação pelo TFD (na Policlínica), porque para menores de 15 anos há necessidade de sedação.
Os procedimentos também são realizados pelo Dr. William Salume Maia Júnior.