A decisão foi tomada após redução considerável de óbitos, casos positivos e suspeitos. A partir do dia 21 de março, seguda-feire, os casos de sintomas gripais serão atendidos na UPA e UBS assim como a realização de testes, conforme critérios médicos.
Desde a criação dos Centros Covid-19, um dos primeiros no estado, foram 11.845 atendimentos médicos. Somente em janeiro deste ano ocorreram 1891, considerado o índice mais elevado em toda pandemia.
A Prefeitura de Campo Belo chegou a abrir 4 centros exclusivos para atendimentos a Covid-19.
No ponto mais alto dos casos, no Centro do antigo SESI, foi oferecido também os atendimentos de reabilitação, no qual , dependendo dos fatores de risco do paciente, ele era avaliado todos os dias no centro.
A coordenadora dos centros, Ana Luisa falou dos trabalhos e da experiência nesse período.
"Durante 1 ano e 2 meses que começamos este trabalho contra o covid 19, enfrentamos muitos desafios, no começo era menos atendimentos e pessoas com maior risco de contaminação, a evolução era em dois dias, muitas vidas foram perdidas sem podermos fazer nada, cada perda foi significante para toda equipe, lembro que cada notícia de óbitos de pacientes que passaram no centro, era como se tivéssemos perdendo um membro da família. Foram várias reunião entre gestores, afim de achar uma solução que pelo menos minimizasse os impactos causados pelo vírus, não foi somente tratar a clínica do paciente, foi uma doença que abalou o emocional de várias pessoas, inclusive os profissionais de saúde. Porém, Deus renovava nossas forças, éramos como um escudo no meio da guerra. Passamos por lutas, mas cada vitória era a força pra não deixarmos o barco.
Celebravamos quando um paciente começava com uma evolução, quando saia da UTI, era realmente um mix de sentimentos. E a maior felicidade é saber que através das nossas vidas muitas pessoas foram curadas, e que famílias foram tocadas .
Agradeço a Deus por ter nos guiado e ter nos mantido firme até aqui, sem a fé não teríamos conseguido. Agradeço também o apoio de todos gestores que nunca nos deixou desamparados.
Deixo aqui minha gratidão a todos os membros da equipe que passaram por essa missão, sem vocês o trabalho digno não seria possível.
Tivemos falhas, acertos, derrotas e vitórias, porém o que nunca faltou em toda equipe foi a vontade de fazer o melhor para a população.
Aqui se encerra mais um ciclo de nossas vidas, que todos continuem com os cuidados devidos, apenas controlou os casos, mas não decretamos o fim da pandemia", concluiu.
A administração municipal, em nome do prefeito Dr. Alisson e do vice Adalberto agradece a toda equipe e deixa votos de gratidão.