Prefeitura aciona Gerência de Habitação da Caixa Econômica Federal para solucionar transtornos enfrentados por moradias sob ameaça de deslizamento em conjunto habitacional construído em gestões anteriores.
Desde o início das fortes chuvas, que têm causado transtornos em todo o estado de Minas Gerais e já deixaram 216 cidades em estado de emergência, a Defesa Cívil Municipal tem acompanhado de perto o problema da Rua Bom Sucesso, onde houve deslizamento de terra colocando em risco quatro casas ocupadas.
Imediatamente, a Defesa Cívil constatou os riscos de mais deslizamentos e deu apoio aos moradores, oferecendo hotel e o próprio CEOM Norte, localizado no mesmo bairro, para os moradores se hospedarem até a estiagem, porém os moradores não aceitaram deixar suas residências.
O prefeito em exercício Adalberto Lopes se reuniu com o secretário municipal de Infraestrutura Saulo Lasmar, o coordenador da Defesa Cívil Marconi Rodrigues Costa e o assessor Rodrigo Bruno Santos, para priorizar ações em prol da segurança destes moradores, sendo impossível a prefeitura realizar qualquer intervenção durante as chuvas, que ainda colocam em alerta a maioria dos municípios mineiros.
A Prefeitura acionou os órgãos competentes: Caixa Econômica Federal - responsável pela criação do Conjunto Habitacional Novo Bandeirantes, construído em 2014/2015 e também a empresa Mihail, responsável pela obra na época.
Os moradores destacam que não foi construído um muro de arrimo no local, que se tivesse sido construído na época em que o conjunto habitacional foi finalizado, evitaria os transtornos ocorridos nos últimos dias e não colocaria em risco a vizinha direta do empreendimento. Toda a água escoada durante as chuvas cai do conjunto habitacional em cima dessas residencias que estão num nível inferior da construção.
O prefeito em exercício Adalberto Lopes recebeu na manhã desta quinta-feira, 12, a representante da Caixa, Juliana Bicalho, arquiteta da Gerência de Habitação da Caixa Econômica em Divinópolis e os representantes da Mihail Construtora e Incorporadora Toninho Miguel e Frederico Labanca (engenheiro da empresa) para solucionar a questão. Também participam da reunião o secretário Saulo Lasmar, o assessor municipal Rodrigo Bruno, o coordenador da Defesa Cívil Marconi Rodrigues Costa e os engenheiros do Município Gelson Nogueira e Jonathas Morais.
Assessores, engenharia e Defesa Cívil estiveram no local dos deslizamentos verificando a situação e falando com os moradores, que novamente foram orientados pela assessoria do prefeito a deixarem o local até a estiagem e intervenção para realização da obra.
As documentações das residencias afetadas serão encaminhadas à Regional da Caixa para que a situação seja sanada o mais rápido possível, quando as chuvas cessarem, com o acompanhamento da engenharia da Caixa e apoio do Município.